Abstract:
|
Esta monografia discute com alunos e o professor/pesquisador as dificuldades de ensino/aprendizagem em fisica. 0 objetivo do trabalho é um exame para uma descrição mais detalhada destas dificuldades a partir do ponto de vista dos professores e alunos. Usando uma estrutura metodológica de observação participativa, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por alunos de terceira série do ensino médio. Este trabalho mostra os conhecimentos de ensino/aprendizagem de professores de fisica já que, segundo os dados colhidos através das entrevistas, foi possível observar que muitos professores de fisica não conduzem o conhecimento na forma mais adequada e de acordo com as necessidades do aluno, muitas vezes por falta de experiência. Durante a coleta de dados, em que o professor/pesquisador questionou os alunos sobre suas experiências com os professores que trabalharam com esses mesmos alunos, ficou claro que uma das maiores dificuldades na aprendizagem de fisica foi, exatamente, a dificuldade dos professores em fazer com que seus alunos compreendam e utilizem os conhecimentos trabalhados. A analise aponta para as maiores dificuldades e faz repensar uma pratica didática que, infelizmente, não esta fazendo com que o aluno apreenda o conhecimento que ele busca nas escolas. Finalmente, são discutidas as implicações que este trabalho aponta para algumas diretrizes para melhorar o ensino de fisica na sala de aula do ensino médio. |