AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física

Mostrar registro completo

Título: AS dificuldades no ensino/aprendizagem da física
Autor: Silvério, Antonio dos Anjos
Resumo: Esta monografia discute com alunos e o professor/pesquisador as dificuldades de ensino/aprendizagem em fisica. 0 objetivo do trabalho é um exame para uma descrição mais detalhada destas dificuldades a partir do ponto de vista dos professores e alunos. Usando uma estrutura metodológica de observação participativa, foram analisadas as noções de ensino, de aprendizado e de ciência apresentadas por alunos de terceira série do ensino médio. Este trabalho mostra os conhecimentos de ensino/aprendizagem de professores de fisica já que, segundo os dados colhidos através das entrevistas, foi possível observar que muitos professores de fisica não conduzem o conhecimento na forma mais adequada e de acordo com as necessidades do aluno, muitas vezes por falta de experiência. Durante a coleta de dados, em que o professor/pesquisador questionou os alunos sobre suas experiências com os professores que trabalharam com esses mesmos alunos, ficou claro que uma das maiores dificuldades na aprendizagem de fisica foi, exatamente, a dificuldade dos professores em fazer com que seus alunos compreendam e utilizem os conhecimentos trabalhados. A analise aponta para as maiores dificuldades e faz repensar uma pratica didática que, infelizmente, não esta fazendo com que o aluno apreenda o conhecimento que ele busca nas escolas. Finalmente, são discutidas as implicações que este trabalho aponta para algumas diretrizes para melhorar o ensino de fisica na sala de aula do ensino médio.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105360
Data: 2013-10-18


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
FSC0003-M.pdf 7.573Mb PDF Visualizar/Abrir PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar