O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

DSpace Repository

A- A A+

O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Alves Filho, José De Pinho
dc.contributor.author Just, Márcio Carlos
dc.date.accessioned 2013-10-17T14:14:03Z
dc.date.available 2013-10-17T14:14:03Z
dc.date.issued 2013-10-17
dc.date.submitted 2001
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105334
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. en
dc.description.abstract Teses, dissertações e artigos são escritos avaliando o papel do laboratório aplicado ao ensino de Física. As pesquisas apontam a necessidade de um melhor aproveitamento do laboratório didático. Então ele deve se transformar em um instrumento que ofereça objetos concretos de mediação entre a realidade e as teorias científicas, se opondo ao laboratório tradicional com características comprobatórias. Pinho Alves (2000) aponta a adoção do paradigma construtivista para abandonarmos o laboratório tradicional. A pesquisa propõe, a aplicação de algumas categorias de atividades experimentais propostas por Pinho Alves (2000), através da elaboração de uma seqüência didática sobre mudança de fase, privilegiando o diálogo construtivista entre professor e aluno, testando assim a eficácia da seqüência e das referidas categorias no diálogo sobre mudança de fase. en
dc.format.extent 80 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Laboratório tradicional en
dc.subject Laboratório didático no ensino médio en
dc.subject Ensino de física en
dc.subject Ensino-aprendizagem de física em laboratório en
dc.subject Atividades experimentais en
dc.title O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta en
dc.type TCCes en


Files in this item

Files Size Format View
Marcio_Carlos_Just.PDF 11.14Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar