O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

DSpace Repository

A- A A+

O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Alves Filho, José De Pinho
dc.contributor.author Just, Márcio Carlos
dc.date.accessioned 2013-10-17T14:14:03Z
dc.date.available 2013-10-17T14:14:03Z
dc.date.issued 2013-10-17
dc.date.submitted 2001
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105334
dc.description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física. en
dc.description.abstract Teses, dissertações e artigos são escritos avaliando o papel do laboratório aplicado ao ensino de Física. As pesquisas apontam a necessidade de um melhor aproveitamento do laboratório didático. Então ele deve se transformar em um instrumento que ofereça objetos concretos de mediação entre a realidade e as teorias científicas, se opondo ao laboratório tradicional com características comprobatórias. Pinho Alves (2000) aponta a adoção do paradigma construtivista para abandonarmos o laboratório tradicional. A pesquisa propõe, a aplicação de algumas categorias de atividades experimentais propostas por Pinho Alves (2000), através da elaboração de uma seqüência didática sobre mudança de fase, privilegiando o diálogo construtivista entre professor e aluno, testando assim a eficácia da seqüência e das referidas categorias no diálogo sobre mudança de fase. en
dc.format.extent 80 f. en
dc.language.iso por en
dc.subject Laboratório tradicional en
dc.subject Laboratório didático no ensino médio en
dc.subject Ensino de física en
dc.subject Ensino-aprendizagem de física em laboratório en
dc.subject Atividades experimentais en
dc.title O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta en
dc.type TCCes en


Files in this item

Files Size Format View
Marcio_Carlos_Just.PDF 11.14Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar