O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta

Mostrar registro completo

Título: O estudo da mudança de fase da matéria por meio de atividades experimentais: uma proposta
Autor: Just, Márcio Carlos
Resumo: Teses, dissertações e artigos são escritos avaliando o papel do laboratório aplicado ao ensino de Física. As pesquisas apontam a necessidade de um melhor aproveitamento do laboratório didático. Então ele deve se transformar em um instrumento que ofereça objetos concretos de mediação entre a realidade e as teorias científicas, se opondo ao laboratório tradicional com características comprobatórias. Pinho Alves (2000) aponta a adoção do paradigma construtivista para abandonarmos o laboratório tradicional. A pesquisa propõe, a aplicação de algumas categorias de atividades experimentais propostas por Pinho Alves (2000), através da elaboração de uma seqüência didática sobre mudança de fase, privilegiando o diálogo construtivista entre professor e aluno, testando assim a eficácia da seqüência e das referidas categorias no diálogo sobre mudança de fase.
Descrição: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105334
Data: 2013-10-17


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Marcio_Carlos_Just.PDF 11.14Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar