A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961)

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Silva, Martha Raíssa Iane Santana da
dc.date.accessioned 2013-10-04T00:46:32Z
dc.date.available 2013-10-04T00:46:32Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105094
dc.description O original desta publicação encontra-se depositado na Biblioteca da Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 94f. en
dc.description.abstract Este texto apresenta os resultados da investigação a respeito da matemática na formação do pedagogo no período que se estende de 1939 a 1961, no qual se considera, na História da Educação, a prevalência das concepções escolanovistas no cenário educacional brasileiro. Para tanto, buscamos orientação no ferramental teórico-metodológico da História Cultural, principalmente com o auxílio das produções dos teóricos da história das disciplinas escolares, a partir dos quais se construiu uma narrativa sobre as disciplinas que pertenciam à Matemática e eram oferecidas no curso de Pedagogia: “Complementos da Matemática” e “Estatística Educacional”. Nas análises sobre a formação matemática do pedagogo, consideramos a organização destas disciplinas, tendo em vista os processos de academização e legitimação de áreas de conhecimento em ascensão, como fator indispensável na compreensão e construção da narrativa histórica desta formação. E consideramos ter existido, no período analisado, uma proposta de formação do pedagogo que continha em seu currículo uma matemática a serviço da disciplina Estatística Educacional. Essa disciplina, por sua vez, estava posta como um conhecimento matemático, mas oscilava em função do campo estatístico, ainda em processo de constituição. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject História da educação matemática en
dc.subject Formação de professores en
dc.subject História das disciplinas escolares en
dc.subject Estatística educacional en
dc.title A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961) en
dc.type Other en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Dissertação Martha_Santana.pdf 1.173Mb PDF Visualizar/Abrir A Matemática na Pedagogia, da FFCL – USP e FNFi (1939 – 1961)

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar