Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Mick, Jacques
dc.contributor.author Southier, Diane
dc.date.accessioned 2013-10-01T18:15:51Z
dc.date.available 2013-10-01T18:15:51Z
dc.date.issued 2013-10-01
dc.date.submitted 2013-07
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105026
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract Neste trabalho, pretende-se pensar as possibilidades para uma proposta de trabalho didático sobre o debate da proibição e descriminalização do uso de drogas, sob três perspectivas: marxiana, gramsciana e da teoria do discurso, com auxílio da didática da pedagogia histórico-crítica. Buscando sustentação para a proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Estado de Santa Catarina, tal projeto é pensado para uma situação hipotética de aulas em um terceiro ano de Ensino Médio. Pensamos as possibilidades dessa ação docente por meio da discussão sobre alguns aspectos socioculturais do uso de drogas, o processo histórico que culminou na proibição e o atual embate de forças envolvidas no assunto. Essa discussão nos permite localizar as possibilidades de interpretação do tema a partir das linhas teóricas mencionadas, além de visualizar a evolução dos conceitos de uma linha para outra e nos qualifica, num último momento, a propor um plano de aulas detalhado. Conclui-se que é uma proposta possível de ser executada, embora complexa, e que pode ser proveitoso trabalhar com a didática da pedagogia histórico-crítica num contexto em que se busque maior interação e construção conjunta de conhecimento com alunas e alunos. en
dc.description.abstract In this article, we intend to think about the possibilities related to a proposition of an educational material on the debate regarding the prohibition and decriminalization of drug use, from three perspectives: marxian, gramscian and the discourse theory, with the help of the didactics of the historico-critical pedagogy. Seeking support for the proposal in the Brazilian National Curricular Parameters and in the curricular parameters of the State of Santa Catarina, this project is designed for a hypothetical situation of classes in a high school third year. We think the possibilities of this teaching activity by discussing some sociocultural aspects of drug use and the historical process which culminated in the prohibition and the current clash of forces involved in the matter. This discussion allows us to locate the possible interpretations of the subject from the theoretical lines mentioned above and visualize the evolution of the concepts of one theoretical line to another and qualifies us to later propose a detailed lesson plan. We conclude that the proposal is achievable, although complex, and that it can be positive to work with the historico-critical pedagogy didactics in a context in which we seek greater interaction and construction of knowledge between teachers and students. en
dc.format.extent 68 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Marx en
dc.subject Gramsci e teoria do discurso en
dc.subject Didática da pedagogia histórico-crítica en
dc.subject Educação en
dc.subject Proibição e descriminalização das drogas en
dc.subject Marxian en
dc.subject Gramscian and discourse theory en
dc.subject Historico-critical pedagogy didactics en
dc.subject Education en
dc.subject Drug use prohibition and decriminalization en
dc.title Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático. en
dc.type TCCgrad en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
SOUTHIER, Diane ... o ensino de Sociologia.pdf 714.8Kb PDF Visualizar/Abrir pdf

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar