Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático.

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Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático.

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Título: Drogas no ensino de Sociologia: uma proposta de Trabalho didático.
Autor: Southier, Diane
Resumo: Neste trabalho, pretende-se pensar as possibilidades para uma proposta de trabalho didático sobre o debate da proibição e descriminalização do uso de drogas, sob três perspectivas: marxiana, gramsciana e da teoria do discurso, com auxílio da didática da pedagogia histórico-crítica. Buscando sustentação para a proposta nos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Estado de Santa Catarina, tal projeto é pensado para uma situação hipotética de aulas em um terceiro ano de Ensino Médio. Pensamos as possibilidades dessa ação docente por meio da discussão sobre alguns aspectos socioculturais do uso de drogas, o processo histórico que culminou na proibição e o atual embate de forças envolvidas no assunto. Essa discussão nos permite localizar as possibilidades de interpretação do tema a partir das linhas teóricas mencionadas, além de visualizar a evolução dos conceitos de uma linha para outra e nos qualifica, num último momento, a propor um plano de aulas detalhado. Conclui-se que é uma proposta possível de ser executada, embora complexa, e que pode ser proveitoso trabalhar com a didática da pedagogia histórico-crítica num contexto em que se busque maior interação e construção conjunta de conhecimento com alunas e alunos.In this article, we intend to think about the possibilities related to a proposition of an educational material on the debate regarding the prohibition and decriminalization of drug use, from three perspectives: marxian, gramscian and the discourse theory, with the help of the didactics of the historico-critical pedagogy. Seeking support for the proposal in the Brazilian National Curricular Parameters and in the curricular parameters of the State of Santa Catarina, this project is designed for a hypothetical situation of classes in a high school third year. We think the possibilities of this teaching activity by discussing some sociocultural aspects of drug use and the historical process which culminated in the prohibition and the current clash of forces involved in the matter. This discussion allows us to locate the possible interpretations of the subject from the theoretical lines mentioned above and visualize the evolution of the concepts of one theoretical line to another and qualifies us to later propose a detailed lesson plan. We conclude that the proposal is achievable, although complex, and that it can be positive to work with the historico-critical pedagogy didactics in a context in which we seek greater interaction and construction of knowledge between teachers and students.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105026
Data: 2013-10-01


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