Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011.

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Seibel, Erni José
dc.contributor.author Santos, Marcos Rogério dos
dc.date.accessioned 2013-10-01T18:15:32Z
dc.date.available 2013-10-01T18:15:32Z
dc.date.issued 2013-07-26
dc.date.submitted 2013-07-26
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105025
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. en
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil racial e o sexo dos estudantes do 5º ano, que pertencem aos quadros de (repetência e distorção idade-série) nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Catarina. Parte-se da hipótese de que, os fenômenos de desigualdade escolar exibidos pelas estatísticas educacionais sejam maiores entre estudantes do Ensino Médio, com destaque para meninos pobres e negros. Nesse sentido, serão analisados alguns resultados dos dados compilados do “Questionário Aluno da Prova Brasil - 2011”. Com auxílio do software SPSS serão realizados procedimentos estatísticos a partir de variáveis preditoras extraídas dos questionários respondidos pelos alunos. A construção de tabelas, frequências, cruzamentos e gráficos, resultaram em considerações que ajudam na identificação do perfil e sexo dos estudantes que, embora, participantes de um mesmo sistema de ensino apresentam participação distintas nos fenômenos de desigualdade escolares. en
dc.format.extent 24 f. en
dc.language.iso pt_BR en
dc.subject Raça/cor en
dc.subject Sexo en
dc.subject Políticas Educacionais en
dc.subject Repetência en
dc.subject Distorção Idade-Série en
dc.subject Sociologia da Educação en
dc.title Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011. en
dc.type TCCgrad en


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Trabalho de Con ... cos Rogério dos Santos.pdf 531.3Kb PDF Visualizar/Abrir pdf

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar