Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011.
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Título:
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Repetência e distorção idade-série nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Satarina: um estudo a partir dos Dados da Prova Brasil 2011. |
Autor:
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Santos, Marcos Rogério dos
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Resumo:
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O presente artigo tem como objetivo identificar o perfil racial e o sexo dos estudantes do 5º ano, que pertencem aos quadros de (repetência e distorção idade-série) nas escolas públicas de Ensino Fundamental de Santa Catarina. Parte-se da hipótese de que, os fenômenos de desigualdade escolar exibidos pelas estatísticas educacionais sejam maiores entre estudantes do Ensino Médio, com destaque para meninos pobres e negros. Nesse sentido, serão analisados alguns resultados dos dados compilados do “Questionário Aluno da Prova Brasil - 2011”. Com auxílio do software SPSS serão realizados procedimentos estatísticos a partir de variáveis preditoras extraídas dos questionários respondidos pelos alunos. A construção de tabelas, frequências, cruzamentos e gráficos, resultaram em considerações que ajudam na identificação do perfil e sexo dos estudantes que, embora, participantes de um mesmo sistema de ensino apresentam participação distintas nos fenômenos de desigualdade escolares. |
Descrição:
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TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/105025
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Data:
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2013-07-26 |
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