dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
en |
dc.contributor.advisor |
Souza, Edison Roberto de |
|
dc.contributor.author |
Mendes, Felipe Goedert |
|
dc.date.accessioned |
2013-07-22T11:48:06Z |
|
dc.date.available |
2013-07-22T11:48:06Z |
|
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.date.submitted |
2012 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103762 |
|
dc.description |
TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física. |
en |
dc.description.abstract |
Os clubes brasileiros começaram a olhar o marketing esportivo com outros olhos no inicio do século XX, principalmente no futebol para competir com os altos salários pagos por clubes europeus. Já no voleibol o marketing foi utilizado para atrair investidores para a criação de equipes, pois até então o investimento no esporte era pequeno. Esse foi dois exemplos de como o marketing pode ajudar as equipes desportivas na arrecadação de capital para o investimento no esporte. O objetivo desse estudo foi analisar as semelhanças e diferenças entre o marketing esportivo entre equipes profissionais de futebol e voleibol, sendo utilizada como metodologia uma pesquisa básica de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a amostra na qual se pode constatar que os dois esportes apresentam em seus departamentos de marketing diferenças e similaridades que ocorrem para suas equipes se adaptarem ao mercado e adquirirem novos patrocinadores. |
en |
dc.format.extent |
41 f. |
en |
dc.language.iso |
pt_BR |
en |
dc.subject |
Marketing |
en |
dc.subject |
Marketing Esportivo |
en |
dc.subject |
Futebol |
en |
dc.subject |
Voleibol |
en |
dc.title |
O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol |
en |
dc.type |
TCCgrad |
en |