O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol

DSpace Repository

A- A A+

O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol

Show full item record

Title: O marketing esportivo: diferenças e semelhanças entre futebol e voleibol
Author: Mendes, Felipe Goedert
Abstract: Os clubes brasileiros começaram a olhar o marketing esportivo com outros olhos no inicio do século XX, principalmente no futebol para competir com os altos salários pagos por clubes europeus. Já no voleibol o marketing foi utilizado para atrair investidores para a criação de equipes, pois até então o investimento no esporte era pequeno. Esse foi dois exemplos de como o marketing pode ajudar as equipes desportivas na arrecadação de capital para o investimento no esporte. O objetivo desse estudo foi analisar as semelhanças e diferenças entre o marketing esportivo entre equipes profissionais de futebol e voleibol, sendo utilizada como metodologia uma pesquisa básica de abordagem qualitativa. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com a amostra na qual se pode constatar que os dois esportes apresentam em seus departamentos de marketing diferenças e similaridades que ocorrem para suas equipes se adaptarem ao mercado e adquirirem novos patrocinadores.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Curso de Graduação em Educação Física.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/103762
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View Description
TCC FELIPE GOEDERT MENDES.pdf 741.8Kb PDF View/Open PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar