(Des)continuidades e contradições do ensino técnico no CEFET/SC - unidade de Jaraguá do Sul

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(Des)continuidades e contradições do ensino técnico no CEFET/SC - unidade de Jaraguá do Sul

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.advisor Jantsch, Ari Paulo en
dc.contributor.author Floriani, Eliane Spliter en
dc.date.accessioned 2013-07-16T02:23:57Z
dc.date.available 2013-07-16T02:23:57Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 213218 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102936
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-graduação em Educação en
dc.description.abstract Análise da formação técnica integrada, anterior à REP de 1990, e da formação técnica separada do nível médio, após a REP/1990, que está sob a forma modularizada, nos Cursos Técnicos Têxtil e em Eletromecânica, na Unidade de Jaraguá do Sul - CEFET/SC. O modo de investigação é o estudo de caso e o tratamento dos dados é predominantemente qualitativo. Foram realizadas 30 entrevistas semi-estruturas, com professores, técnicos egressos da Unidade Escolar e supervisores de estágio das empresas. Nos respaldamos em vasta literatura sobre a educação profissional, fortalecendo nosso entendimento e permitindo estabelecer uma visão crítica da dinamicidade e do entorno da questão problematizada em relação à REP/1990 e ao ensino técnico. Como resultados da pesquisa, podemos evidenciar que a estrutura do sistema de formação profissional, desta Unidade Escolar, tem possibilitado a integração ao mundo do trabalho do técnico egresso de ambas as modalidades. No entanto, enquanto o capital exige, cada vez mais, maior escolaridade do trabalhador, que adquire competências e habilidades, técnicas e gerais, somadas aos atributos pessoais, para atender o processo de acumulação flexível, os cursos técnicos modularizados, ao nosso olhar, cerceiam cognitivamente o perfil deste profissional. Isso se agrava com a proposta modularizada e aligeirada do curso; a ênfase em noções cognitivas; o aparteid entre cultura geral e cultura técnica; a dicotomia entre teoria e prática. Tendenciosamente, ocorre uma naturalização da ampliação das atividades laborais para o técnico na indústria, oblitera-se o status e, concomitantemente, reduz-se o salário médio geral. Finalmente, mudanças na educação não se fazem por decreto, ou talvez, este tenha sido o objetivo: não mudar muito. en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Educação en
dc.subject.classification Ensino tecnico en
dc.subject.classification Jaragua do Sul (SC) en
dc.subject.classification Reforma do ensino en
dc.title (Des)continuidades e contradições do ensino técnico no CEFET/SC - unidade de Jaraguá do Sul en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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