Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos

DSpace Repository

A- A A+

Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos

Show full item record

Title: Auto-reflexão da razão no ensino de filosofia: diferentes elementos
Author: Silva, Alex Sander da
Abstract: O presente trabalho discute a disciplina de filosofia no ensino médio, sobretudo, analisando as concepções existentes numa perspectiva crítica, pensando as oscilações do seu espaço formativo. Nesse ínterim situamos os debates entre os que apostam nos idéias da modernidade e os que se referem a um novo tempo chamado pós-modernidade, destacando as elaborações teóricas da crise e da crítica dos referenciais da razão moderna, que vingaram nesses últimos tempos. Por isso, indagamos a respeito da pertinência, dos desafios e das rupturas da filosofia no ensino médio a fim de apreender a possibilidade de um referencial crítico que justifique sua presença nesse nível de ensino. O propósito é vincular o debate sobre as crises e a crítica à razão moderna, procurando reafirmar um resgate a auto-reflexão da razão que esteja envolvida na formação crítica do sujeito no processo pedagógico a partir do ensino de Filosofia.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
URI: http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102750
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View
224199.pdf 787.1Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar