O atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino: a percepção docente sob o olhar da bioética

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O atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino: a percepção docente sob o olhar da bioética

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina en
dc.contributor.author Gonçalves, Evelise Ribeiro en
dc.date.accessioned 2013-07-16T00:13:51Z
dc.date.available 2013-07-16T00:13:51Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005 en
dc.identifier.other 221547 en
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102176
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. en
dc.description.abstract Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo, cujo objetivo foi identificar e analisar, com base na visão docente, as questões éticas que permeiam o atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino de uma universidade pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez professores de disciplinas clínicas e analisados através da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. No processo de análise, quatro diferentes categorias compuseram a caracterização do atendimento e expuseram a vulnerabilidade a qual esses pacientes estão submetidos. A primeira categoria trata do acesso à clínica odontológica de ensino, onde evidenciaram-se questões como o agendamento de pacientes-reserva e o privilegiamento do atendimento de conhecidos de professores e funcionários, além da caracterização do serviço prestado pela clínica de ensino como um presente dado à população e não como um direito. A segunda categoria, discute as informações fornecidas aos pacientes sobre a instituição, o uso do termo de consentimento livre e esclarecido para a realização de procedimentos terapêuticos e de imagens fotográficas nas clínicas de ensino, além de abordar a forma como as informações pessoais dos pacientes são arquivadas, acessadas e eventualmente reproduzidas. Na terceira categoria, analisou-se as manifestações do paciente durante o atendimento, seu direito de recusa em ser atendido por determinado aluno e sobre a realização de algum procedimento e a relação dessas manifestações com a produção acadêmica. A quarta e última categoria, trata da percepção dos professores sobre o ensino da bioética no cotidiano das práticas pedagógicas da clínica odontológica de ensino, suas dificuldades e necessidades de mudanças, evidenciando-se a importância e a responsabilidade do professor no processo ensino-aprendizagem da bioética ao longo do curso. Além disso, constatou-se que os princípios do respeito à autonomia do paciente e da confidencialidade das informações obtidas durante o atendimento, que serviram de referenciais de análise neste trabalho, são fundamentos imprescindíveis para a construção da competência política e ética dos futuros odontólogos. en
dc.format.extent 93 f.| 30 cm en
dc.language.iso por en
dc.publisher Florianópolis, SC en
dc.subject.classification Saúde pública en
dc.subject.classification Bioética en
dc.subject.classification Serviços de saúde en
dc.subject.classification Clinicas dentarias en
dc.subject.classification Percepção en
dc.subject.classification Professores universitarios en
dc.title O atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino: a percepção docente sob o olhar da bioética en
dc.type Dissertação (Mestrado) en


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