Abstract:
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Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório descritivo, cujo objetivo foi identificar e analisar, com base na visão docente, as questões éticas que permeiam o atendimento a pacientes na clínica odontológica de ensino de uma universidade pública federal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas realizadas com dez professores de disciplinas clínicas e analisados através da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. No processo de análise, quatro diferentes categorias compuseram a caracterização do atendimento e expuseram a vulnerabilidade a qual esses pacientes estão submetidos. A primeira categoria trata do acesso à clínica odontológica de ensino, onde evidenciaram-se questões como o agendamento de pacientes-reserva e o privilegiamento do atendimento de conhecidos de professores e funcionários, além da caracterização do serviço prestado pela clínica de ensino como um presente dado à população e não como um direito. A segunda categoria, discute as informações fornecidas aos pacientes sobre a instituição, o uso do termo de consentimento livre e esclarecido para a realização de procedimentos terapêuticos e de imagens fotográficas nas clínicas de ensino, além de abordar a forma como as informações pessoais dos pacientes são arquivadas, acessadas e eventualmente reproduzidas. Na terceira categoria, analisou-se as manifestações do paciente durante o atendimento, seu direito de recusa em ser atendido por determinado aluno e sobre a realização de algum procedimento e a relação dessas manifestações com a produção acadêmica. A quarta e última categoria, trata da percepção dos professores sobre o ensino da bioética no cotidiano das práticas pedagógicas da clínica odontológica de ensino, suas dificuldades e necessidades de mudanças, evidenciando-se a importância e a responsabilidade do professor no processo ensino-aprendizagem da bioética ao longo do curso. Além disso, constatou-se que os princípios do respeito à autonomia do paciente e da confidencialidade das informações obtidas durante o atendimento, que serviram de referenciais de análise neste trabalho, são fundamentos imprescindíveis para a construção da competência política e ética dos futuros odontólogos. |