Educação formal em ciência: a relevância do enfoque CTS no ensino fundamental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação formal em ciência: a relevância do enfoque CTS no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bazzo, Walter Antonio pt_BR
dc.contributor.author Müller, Alcenir Ester pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-26T00:56:57Z
dc.date.available 2013-06-26T00:56:57Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 310523 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/101031
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract As pesquisas acadêmicas na área de Educação justificam-se pela sua importância intrínseca de discutir as mudanças e alterações na educação brasileira, bem como o cenário sociopolítico dos estudantes, as novas tecnologias e sua aplicabilidade e utilização no ensino, enfim, o movimento constante que é a educação. A velocidade nas transformações científicas e tecnológicas ocorre de tal forma, que muitas vezes, o trabalho escolar e de docência não acompanha essa demanda, principalmente no ensino público onde os investimentos não são prioridade, apesar de a legislação afirmar esse direito. Recai essa busca por melhores condições de ensino, diretamente sobre a comunidade escolar de acordo com seu planejamento e condições possíveis que lhe cabem. Rever nossas perspectivas, enquanto educadores públicos tornam-se uma missão isolada e particularmente unilateral, mas conscientemente necessária. O presente trabalho tem como objetivo investigar, problematizar e discutir as diferentes concepções de Ciência, Tecnologia e Sociedade que os estudantes possuem ao terminarem o Ensino Fundamental, ou seja, após oito anos de ensino formal de ciências, entendendo e delineando qual foi à abrangência do conhecimento científico e tecnológico em relação à sociedade que estes estudantes comungam. Tais questões foram importantes no cenário do ensino de ciências e foi possível perceber a necessidade de Alfabetizar Científica e Tecnologicamente de forma mais efetiva nossos estudantes para que possam emitir juízo de valor a respeito das questões relativas à ciência e à tecnologia. A partir deste levantamento de dados e diagnósticos social, que foi feito em duas escolas da Rede Pública de Ensino - Municipal e Estadual, gerou alternativas metodológicas para os temas de CTS durante o Ensino Fundamental. Compreendendo melhor o elo social da C&T, para não delimitar apenas um tipo de visão sobre elas e desenvolver outros aspectos de análise desses conceitos durante as aulas, e outros tipos de discussões ampliando ações críticas e que o estudante tenha mais autonomia em suas ações no decorrer de sua vida. Imagino que assim é possível aproximar de uma educação pública e de qualidade como nossa legislação brasileira discorre.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Academic researches in the field of education are justified by their intrinsic importance in discussing the shift of the Brazilian education, as well as the socio-political scenario of students, the new technologies and their relevance and use in teaching; in sum, the constant movement called education. The velocity of scientific and technological changes occur in a way that, usually, school work and teaching do not follow its demands, especially in public education where the investments are not a priority, despite being a right guaranteed by law. The search for better teaching conditions is thrown directly to the school community based on its planning and resources. Reflecting about our own perspectives as educators in public institutions become an isolated mission and particularly one-sided, but very necessary. This study aims to investigate, question and discuss the different conceptions of Science, Technology and Society (STS) that students retain after graduating the middle school. At that point, after eight years of formal education, they would understand and delineate the purpose of the scientific and technological knowledge related to the society that they live in. Such issues were very important in the Science education scenario and we perceived the need to help the students to be scientific and technologically literate in a more effective way then they would form their own judgment values about science and technology. The data collection and social diagnosis were done in two public schools # one municipal and another one from the state -, and generated methodological alternatives for the topics of STS to the middle school. By understanding better the social bond of S&T in a broad way - not just defining a single view about them, and developing other aspects of the analysis of these concepts during the classes, and other kinds of discussions related to critical actions -, then the students will have more autonomy in the course of their lives. I imagine that this way it is possible to reach a high quality in public education as the one that the Brazilian legislation already guarantees. en
dc.format.extent 152 p.| tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Educação científica e tecnológica pt_BR
dc.subject.classification Ciencia - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.title Educação formal em ciência: a relevância do enfoque CTS no ensino fundamental pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
310523.pdf 1.626Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar