Aprendizagem gerencial na mudança em uma organização intensiva em conhecimento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendizagem gerencial na mudança em uma organização intensiva em conhecimento

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Cristiano Jose Castro de Almeida pt_BR
dc.contributor.author Botelho, Louise de Lira Roedel pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T22:11:37Z
dc.date.available 2013-06-25T22:11:37Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 314517 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100742
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012. pt_BR
dc.description.abstract Apesar da importância do assunto para os estudos organizacionais, atualmente encontra-se poucos materiais escritos sobre a aprendizagem de gerentes em situação de mudança organizacional, principalmente quando o universo de pesquisa trata de organizações intensivas em conhecimento. O presente trabalho objetiva compreender o processo de aprendizagem gerencial em uma organização intensiva em conhecimento, durante uma situação de mudança organizacional. Buscando descobrir as perspectivas dos respondentes sobre tal questionamento, um estudo funcionalista foi desenvolvido. Para esse estudo, seis gerentes de uma organização intensiva em conhecimento, a Embrapa Clima Temperado, foram selecionados. Tais investigados conduziram o processo de mudança organizacional naquela organização entre os anos de 2003 a 2006, quando a Embrapa Clima Temperado ascendeu no ranking nacional de desempenho e se tornou exemplo de boas práticas gerenciais no país. O principal método utilizado foi a entrevista em três tempos, a qual foi aplicada com cada pesquisado. Todas as entrevistas foram transcritas e a análise dos dados compreendeu na descrição e a interpretação de diferentes aspectos sobre o fenômeno investigado. A partir dos dados obtidos, categorias emergiram. Como resultado, esse trabalho indicou que os investigados aprenderam diferentes conteúdos durante o processo de mudança. Tais conteúdos foram encontrados em quatro dimensões de aprendizagem, sendo: individual, organizacional, do trabalho e contextual. O estudo apontou, ainda, que as principais formas de aprendizagem identificadas nas respostas dos entrevistados deste estudo foram: projetos de aprendizagem, aprendizagem em grupo, aperfeiçoamento, observação, reflexão e referência. Por fim, este trabalho indicou a presença de fatores facilitadores e inibidores de aprendizagem gerencial durante a mudança organizacional. Como fatores facilitadores destacam-se: pressão e crise, estrutura e estratégia, clima organizacional e liderança. Em nível individual, os fatores foram: humildade, proatividade e identificação com o outro. Em nível individual, a pesquisa apontou para a existência dos seguintes fatores inibidores: falta de tempo, acúmulo de atividades e agenda. Espera-se que esse trabalho contribua teoricamente para a área dos estudos organizacionais, por conduzir uma pesquisa num campo ainda pouco conhecido pelos pesquisadores: a aprendizagem gerencial na mudança organizacional.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : Despite the importance of the subject for organizational studies, currently there are few written materials about learning managers in situations of organizational change, especially when the research universe comes to knowledge-intensive organizations. This paper aims to understand the process of managerial learning in a knowledgeintensive organization, during a situation of organizational change. Seeking to discover the views of respondents on this question, an funcionalist study was developed. For this study, six managers of a knowledge-intensive organization, Embrapa Clima Temperado, were selected. Such managers led the organizational change process that took place in that organization between the years 2003 to 2006, when Embrapa Clima Temperado ascended the national performance rankings and became an example of good management practices in the country. The main method used was the interview in three phases, which was applied with each researched manager. All interviews were transcribed and data analysis consisted in the description and interpretation of different aspects of the investigated phenomenon. From the data obtained, categories emerged. As a result, this work indicated that the managers learned different contents during the changing process. These contents were found in four dimensions of learning, being: individual, organizational, labor and contextual. The study also found that the main forms of learning identified in the responses of the interviewees in this study were: learning projects, group learning, improvement, observation, reflection and reference. Finally, this work indicated the presence of facilitating and inhibiting factors on the managerial learning during organizational change. As facilitating factors: pressure and crisis, structure and strategy, organizational climate and leadership. At the individual level, the factors were: humility, proactivity and identification with others. At the individual level, the research pointed to the existence of the following inhibiting factors: lack of time, accumulation of activities and schedule. It is hoped that this work contributes theoretically to the area of organizational studies, by conducting research in a field still little known by the researchers: management learning in organizational change. en
dc.format.extent 260 p.| grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem organizacional pt_BR
dc.subject.classification Desenvolvimento organizacional pt_BR
dc.title Aprendizagem gerencial na mudança em uma organização intensiva em conhecimento pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Nakayama, Marina Keiko pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
314517.pdf 2.519Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar