Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil

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Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Longhi, Raquel Ritter pt_BR
dc.contributor.author Flores, Ana Marta Moreira pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T21:26:14Z
dc.date.available 2013-06-25T21:26:14Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 313452 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100667
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho investiga as apropriações das potencialidades do microblog Twitter pelo jornalismo especializado em moda no Brasil. Partimos de uma aproximação conceitual ao considerar jornalismo e moda em suas naturezas no cruzamento das ideias introduzidas por autores como Otto Groth, Luiz Beltrão, Gilles Lipovetsky e Lars Svendsen. Ainda apresentamos e discutimos algumas delimitações do que consideramos jornalismo especializado em moda, com o intuito de alinhar a observação aplicada na pesquisa empírica. Em seguida, delimitamos o cenário convergente do jornalismo contemporâneo para fnalmente apontar o microblog Twitter como expressão protagonista dessa conduta. O estudo analítico-descritivo combina técnicas de pesquisa e monitora oito perfs de veículos jornalísticos e profssionais especializados em moda durante o mês de janeiro de 2012. Propomos uma classifcação em categorias de análise por apropriação: (1) Notícia, (2) Diálogo; (3) Comentário e (4) Convergência; o objetivo é compreender e delinear os usos para o jornalismo de moda contemporâneo por meio dessas apropriações. Com o propósito de envolver as especifcidades do jornalismo especializado em moda e do microblog apresentamos um breve comparativo entre os perfs editoriais e pessoais, além de confrontar as mídias de origem dos perfs com a plataforma online. Os resultados obtidos evidenciam que o comportamento típico da cibercultura, em que a apropriação é um importante pilar, também se manifesta nos usos efetivos pelo jornalismo de moda brasileiro via Twitter. A adaptação das potencialidades do microblog sugere espectros de uso ajustáveis às fnalidades de cada veículo ou profssional do jornalismo, evidenciando que, em comum, a imprensa de moda segue sempre em busca do público.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study investigates the appropriations of Twitter's potentials to the fashion journalism in Brazil. We start from a conceptual approach considering journalism and fashion in their natures at the intersection of the ideas introduced by authors like Otto Groth, Luiz Beltrão, Gilles Lipovetsky and Lars Svendsen. We still present and discuss some boundaries of what we consider fashion journalism, in order to align the observation applied on the research. Then, we delimit the convergent scenario of contemporary journalism to fnally point the microblog Twitter as a protagonist expression of this behavior. The analytical-descriptive study combines research techniques and monitors eight profles of vehicles and journalistic professionals specialized in fashion during the month of January 2012. We propose a classifcation in the empirical research though analysis' categories of appropriation: (1) News, (2) Dialogue; (3) Commentary e (4) Convergence; the goal is to understand and delineate the uses for contemporary fashion journalism through these appropriations. In order to involve the specifcs of journalism specialized in fashion and the microblog we present a brief comparison between the editorial and personal profles, as well as confront the origin of media profles with the online platform. The results show that the typical behavior of cyberculture, in which appropriation is very important, is also manifested in the effective uses in Brazilian fashion journalism via Twitter. The potential of adaptation of microblogging spectra suggests the use is adjustable to the purpose of each vehicle or profession of journalism, highlighting that in common, the fashion press always goes in search of the public. en
dc.format.extent 222 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo de moda pt_BR
dc.subject.classification Twitter (Rede social on-line) pt_BR
dc.title Apropriações do Twitter pelo jornalismo de moda no Brasil pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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