O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life

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O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pereira, Alice Theresinha Cybis pt_BR
dc.contributor.author Silva, Rodrigo Gecelka da pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T19:05:19Z
dc.date.available 2013-06-25T19:05:19Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 311581 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100427
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract Com o rápido avanço da Internet e o surgimento da Web 2.0, surgem também novas formas de se realizar educação. Entre elas está o Second Life, um mundo virtual tridimensional que passa a ser utilizado também como Ambiente Virtual de Aprendizagem. A presente pesquisa busca identificar as principais características do Second Life que podem potencializar o Design Educacional em cursos à distância, incorporando a gestão e o acompanhamento dos processos de ensino e aprendizagem por meio do Sloodle (integração do Second Life com o Moodle). Para isso, realizou-se pesquisa de natureza aplicada, de abordagem quantiqualitativa, apoiada em procedimentos metodológicos de pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Foram levantados e analisados recursos e ferramentas do Second Life e do Sloodle, bem como seus desafios e limitações a partir do relato de uma experiência com nove turmas do curso "Second Life completo para iniciantes", oferecido pelo SEBRAE na Ilha do Empreendedor, no intervalo 2010-2011. Consideraram-se modelos de Design Educacional tradicionais utilizados em Ambientes Virtuais de Aprendizagem com interface bidimensional, a fim de se obter elementos passíveis de correlação com os elementos extraídos da experiência com o Second Life. Dentre os resultados, observou-se, além do amplo reconhecimento do potencial educacional do Second Life por profissionais das áreas de educação e Tecnologia da Informação e Comunicação, a possibilidade de inserir na Educação à Distância o sentimento de imersão, potencializando a integração e a interação com o papel do professor nos moldes do ensino presencial. pt_BR
dc.description.abstract Abstract : With the rapid advancement of the Internet and the emergence of Web 2.0, there are also new ways of conducting education. Among them is Second Life, a three dimensional virtual world that is now used also as a Virtual Learning Environment. This research investigates the educational use of Second Life in order to identify the main characteristics of this environment that can be explored in Educational Design in distance learning courses, incorporating the management and monitoring of teaching and learning through the Sloodle (integration of Second Life with Moodle). For this, we carried out research of an applied nature of quantiqualitative approach, based on methodological procedures of bibliographical research and case study. Were collected and analyzed resources and tools of Second Life and Sloodle, as well as its challenges and limitations from the account of an experience with nine classes of the course "Second Life complete for beginners," offered by SEBRAE on Entrepreneur Island, within the range from 2010 to 2011. We considered traditional Educational Design models used in Virtual Learning Environments with bidimensional interface in order to provide elements that may correlate with elements drawn from experience with Second Life. Among the results was observed, beyond the broad recognition of the educational potential of Second Life by professionals in the fields of education and Information Technology and Communication, the possibility of entering into Distance Education the feeling of immersion, increasing the integration and interaction with the teacher's role along the lines of teaching. en
dc.format.extent 142 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Realidade virtual pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Ambiente virtual pt_BR
dc.subject.classification Tecnologia educacional pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title O potencial educacional dos mundos virtuais tridimensionais: um estudo de caso do Second Life pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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