Aprendendo a(vi)ver com a Capricho

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Aprendendo a(vi)ver com a Capricho

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Guimarães, Leandro Belinaso pt_BR
dc.contributor.author Klein, Gabriela Falcão pt_BR
dc.date.accessioned 2013-06-25T18:58:31Z
dc.date.available 2013-06-25T18:58:31Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 314391 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/100415
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como foco a (revista) Capricho e coloca em evidência a questão do aumento da disseminação e da pulverização de canais de comunicação estabelecidos com e entre leitoras, através da Capricho. A própria Capricho, ao se desdobrar em muitas plataformas além da sexagenária revista, como o site, a presença nas redes sociais, o licenciamento de diversos produtos e serviços, os reality shows e eventos, além da criação de "celebridades caprichadas", possibilita, de acordo com essa dissertação, uma mudança nos modos pelos quais as leitoras/consumidoras se relacionam com a Capricho. O estudo procura problematizar algumas questões sobre a cultura da convergência, identidade e consumo presentes no "mundo Capricho", dando enfoque aos modos como as leitoras são ensinadas a serem consumidoras através desse "mundo". Os pressupostos teóricos dessa pesquisa apoiam-se nos Estudos Culturais e nos estudos de comunicação e mídia, em autores como Jesús Martin-Barbero, Leonor Arfuch, Stuart Hall, Henry Jenkins, Luis Enrique Alonso e Rosa Maria Bueno Fischer. A pesquisa selecionou, para análise, o percurso histórico da revista Capricho (com ênfase nas décadas de 1990 e 2000), as "celebridades caprichadas" Manu Gavassi e "Colírios", além do reality show Temporada de Moda Capricho e o evento NoCapricho, ambos na edição do ano de 2011. pt_BR
dc.description.abstract This research focuses on the Capricho magazine. Putting in evidence the issue of the spread ofthe communication channels with and between Capricho's young readers. The magazine, unfolding itself on many platforms beyond the written support, like the website, the communities in Orkut, Facebook profile, the licensing of various products and services, reality shows and events, and the creation of "celebridades caprichadas", permits, according to this thesis, a change in the ways in which readers / consumers are related with Capricho. Now, this relationship expands to be held through Capricho. The study discusses matters about convergence, identity and consumption present in the "Capricho's world", focusing on the ways in which readers are taught to be consumers through this world. The theoretical research are supported by Cultural Studies and communication studies and media, and by authors like Jesus Martin-Barbero, Leonor Arfuch, Stuart Hall, Henry Jenkins, Luis Enrique Alonso and Rosa Maria Bueno Fischer. The research selected for analysis the historical background of the magazine Capricho (with emphasis on the decades of 1990 and 2000), the "celebridades caprichadas" Manu Gavassi and Colírios, besides the reality show "Temporada de moda" and NoCapricho, both the edition of the year 2011. en
dc.format.extent 126 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Identidade pt_BR
dc.subject.classification Comunicação e cultura pt_BR
dc.subject.classification Consumidoras pt_BR
dc.subject.classification Comportamento do consumidor pt_BR
dc.title Aprendendo a(vi)ver com a Capricho pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
314391.pdf 3.304Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar