Desenvolvimento de método para determinação de cloreto e sulfato em álcool etílico combustível utilizando eletroforense capilar.

DSpace Repository

A- A A+

Desenvolvimento de método para determinação de cloreto e sulfato em álcool etílico combustível utilizando eletroforense capilar.

Show full item record

Title: Desenvolvimento de método para determinação de cloreto e sulfato em álcool etílico combustível utilizando eletroforense capilar.
Author: Valese, Andressa Camargo
Abstract: O álcool etílico combustível pode ser produzido através de diversas matériasprimas, como milho, trigo, beterraba e cana-de-açúcar. No Brasil este combustível é produzido a partir da cana-de-açúcar utilizado para a bioconversão em etanol. O álcool etílico combustível pode ser utilizado na sua forma anidra, adicionada à gasolina numa proporção de 20 a 25% (v/v) que age como anti-detonante, substituindo os compostos organometálicos que antes eram utilizados na gasolina e continham chumbo ou manganês. Ainda pode ser usado na forma hidratada, na proporção de 95% de etanol (v/v), utilizado diretamente como combustível automotivo. Este trabalho teve como objetivo a determinação dos ânions cloreto e sulfato em amostras de álcool etílico combustível utilizando eletroforese capilar com detecção indireta. A quantificação foi realizada através de curvas calibração interna universal comparativamente com curvas de calibração externa para os analitos. O método foi aplicado a seis amostras de álcool etílico combustível adquirido em diferentes postos de combustíveis da grande Florianópolis. Foi utilizada injeção eletrocinética e o preparo da amostra se deu através da diluição na proporção de 1:1 (v/v) com padrão interno perclorato. As curvas de calibração para os dois analitos apresentaram coeficientes de determinação maiores que 0,99. O método demonstrou linearidade e repetibilidade satisfatórias, o que evidencia a aplicabilidade e facilidade da utilização da eletroforese capilar na determinação destes analitos em amostras de álcool etílico combustível. Todas as amostras apresentaram-se dentro dos limites estabelelidos pela ANP, de 1mg L-1 e 4 mg L-1 para cloreto e sulfato, respectivamente.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Química.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99716
Date: 2010-06


Files in this item

Files Size Format View Description
AndressaValese.pdf 715.7Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar