O pensamento dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia da UFSC quanto à sua postura ética durante a graduação diante do desafio de estabelecer prioridades pessoais, sociais e profissionais

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O pensamento dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia da UFSC quanto à sua postura ética durante a graduação diante do desafio de estabelecer prioridades pessoais, sociais e profissionais

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, Francisco das Chagas de
dc.contributor.author Oliveira, Alessandra das Graças de
dc.coverage.spatial Florianópolis, SC pt_BR
dc.date.accessioned 2013-02-25T19:11:30Z
dc.date.available 2013-02-25T19:11:30Z
dc.date.issued 2012-12-20
dc.date.submitted 2012-12-20
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99190
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Curso de Biblioteconomia. pt_BR
dc.description.abstract O estudo teve como objetivo conhecer o pensamento dos estudantes do curso de graduação em Biblioteconomia da UFSC quanto às suas prioridades profissionais, sociais e éticas durante o período de sua formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semi estruturada. A coleta de dados foi realizada com a contribuição dos acadêmicos da 8ª fase do curso de Biblioteconomia da UFSC, no segundo semestre de 2012. A fundamentação teórica deste trabalho foi feita com base na Teoria da Construção Social da Realidade, de Berger e Luckmann, que trata da construção e do desenvolvimento da realidade social como estratégia para compreender o discurso dos estudantes. A técnica utilizada para a análise do material verbal coletado foi o Discurso do Sujeito Coletivo - DSC, de Lefèvre; Lefèvre (2003). As análises dos discursos apresentaram as situações de conflitos, por parte dos acadêmicos, frente a priorização de atividades, o comportamento pragmático diante destes conflitos, e uma lacuna durante a graduação, referente a disciplinas norteadoras para um comportamento ético acadêmico. pt_BR
dc.description.abstract The study aimed at understanding the thoughts of the students enrolled in the undergraduate program of Library Science at UFSC about their professional priorities, social and ethical issues during their training/studies. It is a qualitative research that had semi structured interview as an instrument for data collection. Such data was gathered with the contribution of scholars in the 8th semester of the Librarian Science course at UFSC, in the second half of 2012. The theoretical foundation for this work was based on the Theory of Social Construction of Reality (Berger and Luckmann) which deals with the development and construction of social reality as a strategy to understand the speech of students. The technique used for the analysis of verbal material collected was the Collective Subject Discourse - DSC (Lefèvre, 2003). The analyses have revealed the conflicted areas for the academics, according to prioritizing activities, the pragmatic behavior towards such conflicts, and a gap during graduation as to the disciplines guiding ethical academic behavior. pt_BR
dc.format.extent 81 p. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Ética estudantil pt_BR
dc.subject Comportamento acadêmico pt_BR
dc.subject Princípios éticos pt_BR
dc.title O pensamento dos acadêmicos do curso de Biblioteconomia da UFSC quanto à sua postura ética durante a graduação diante do desafio de estabelecer prioridades pessoais, sociais e profissionais pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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