A Participação em Programas de Intercâmbio como Alternativa Complementar de Formação: Contribuições do Programa Escala ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

DSpace Repository

A- A A+

A Participação em Programas de Intercâmbio como Alternativa Complementar de Formação: Contribuições do Programa Escala ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Show full item record

Title: A Participação em Programas de Intercâmbio como Alternativa Complementar de Formação: Contribuições do Programa Escala ao Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.
Author: Costa, Alexandre Marino; Siqueira, André Luiz de; Benetti, Kelly Cristina; Dalmau, Marcos Baptista Lopez; Pereira, Maurício Fernandes
Abstract: Considerando a perspectiva atual de mundo globalizado, as organizações e as pessoas passam por uma fase de adaptação. Os acadêmicos necessitam ampliar sua formação, nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal. A universidade exerce importante papel nesta formação e, portanto, deve oferecer meios, através de oportunidades para que isto aconteça de fato. Diante desta problemática surge a pergunta de pesquisa: o Programa Escala Estudantil contribui para a expansão da formação dos acadêmicos do Curso de Administração da UFSC? Visando responder a esta questão, foi delineado o objetivo geral deste artigo que é analisar através do estudo de caso de que forma a participação no Programa Escala contribuiu para a expansão da formação acadêmica, profissional e pessoal. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi feito um estudo de caso, de natureza predominantemente qualitativa e descritivo. O estudo foi realizado com dois acadêmicos do curso de Ciências da Administração da UFSC de um total de sete, que participaram do Programa Escala no segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005. A escolha dos alunos se deu de forma aleatória pelo critério da acessibilidade e disponibilidade. A UFSC e o CAD oferecem algumas modalidades de intercâmbio através dos convênios de cooperação entre universidades. O ESAI é responsável por gerir este processo, que apresenta deficiências como a falta de recursos, de programas estruturados e de conhecimento. Contudo, a percebeu-se com este estudo que os programas de intercâmbio contribuem de maneira relevante para a expansão da formação dos estudantes, seja no âmbito acadêmico com o desenvolvimento de competências e compartilhando conhecimento, no âmbito profissional, forjando um profissional globalizado, diferenciado ou na maturidade e crescimento obtidos no âmbito pessoal. Recomenda-se que o estudo seja estendido aos demais participantes do Programa Escala para comprovar os resultados obtidos. Também é recomendado que a Universidade dedique maior atenção a esta ferramenta tão importante para o alcance da sua missão de aprofundar e ampliar a formação do ser humano.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97140
Date: 2005-12-10


Files in this item

Files Size Format View
Alexandre Marino e Andre Luiz de Siqueira.pdf 161.0Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar