Abstract:
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Considerando a perspectiva atual de mundo globalizado, as organizações e as pessoas passam por uma fase de adaptação. Os acadêmicos necessitam ampliar sua formação, nos âmbitos acadêmico, profissional e pessoal. A universidade exerce importante papel nesta formação e, portanto, deve oferecer meios, através de oportunidades para que isto aconteça de fato. Diante desta problemática surge a pergunta de pesquisa: o Programa Escala Estudantil contribui para a expansão da formação dos acadêmicos do Curso de Administração da UFSC? Visando responder a esta questão, foi delineado o objetivo geral deste artigo que é analisar através do estudo de caso de que forma a participação no Programa Escala contribuiu para a expansão da formação acadêmica, profissional e pessoal. Para o desenvolvimento desta pesquisa foi feito um estudo de caso, de natureza predominantemente qualitativa e descritivo. O estudo foi realizado com dois acadêmicos do curso de Ciências da Administração da UFSC de um total de sete, que participaram do Programa Escala no segundo semestre de 2004 e primeiro semestre de 2005. A escolha dos alunos se deu de forma aleatória pelo critério da acessibilidade e disponibilidade. A UFSC e o CAD oferecem algumas modalidades de intercâmbio através dos convênios de cooperação entre universidades. O ESAI é responsável por gerir este processo, que apresenta deficiências como a falta de recursos, de programas estruturados e de conhecimento. Contudo, a percebeu-se com este estudo que os programas de intercâmbio contribuem de maneira relevante para a expansão da formação dos estudantes, seja no âmbito acadêmico com o desenvolvimento de competências e compartilhando conhecimento, no âmbito profissional, forjando um profissional globalizado, diferenciado ou na maturidade e crescimento obtidos no âmbito pessoal. Recomenda-se que o estudo seja estendido aos demais participantes do Programa Escala para comprovar os resultados obtidos. Também é recomendado que a Universidade dedique maior atenção a esta ferramenta tão importante para o alcance da sua missão de aprofundar e ampliar a formação do ser humano. |