EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA FORMATIVA E PROJETO INSTITUCIONAL: UM OLHAR A PARTIR DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA
Show full item record
Title:
|
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COMO PRÁTICA FORMATIVA E PROJETO INSTITUCIONAL: UM OLHAR A PARTIR DA PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA |
Author:
|
SILVA, FRANCIELE JACQUELINE GAZOLA DA; ANDRADE, SANDRA MARA SANTOS; MAZZILLI, SUELI
|
Abstract:
|
Este trabalho sintetiza os resultados parciais da pesquisa, desenvolvida desde 2009 em três universidades, que objetiva compreender a relação entre as práticas e políticas de extensão e a qualificação do trabalho docente. Partindo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa extensão como princípio fundador das universidades brasileiras, a pesquisa busca compreender como a prática extensionista pode promover a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia qualitativa se desenvolve em dois momentos: inicialmente, levantamento de documentos institucionais que possibilitaram o entendimento de como tais instituições compreenderam a extensão e que práticas decorreram de tais concepções e, posteriormente, entrevistas semi-estruturadas com docentes que praticam a extensão. Utilizamos como referência as seguintes categorias teóricas: os conceitos de saberes e formação profissional docente, de Tardif; de extensão universitária, de Tavares; e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de Mazzilli. As análises desenvolvidas apontam a extensão como elemento de qualificação do trabalho docente e do ensino de graduação socialmente referenciado e seu reconhecimento na formação de professores e alunos, muitas vezes distanciado da potencialização das experiências por parte das instituições universitárias. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97019
|
Date:
|
2010-12-08 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar