Abstract:
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Este trabalho sintetiza os resultados parciais da pesquisa, desenvolvida desde 2009 em três universidades, que objetiva compreender a relação entre as práticas e políticas de extensão e a qualificação do trabalho docente. Partindo da indissociabilidade entre ensino, pesquisa extensão como princípio fundador das universidades brasileiras, a pesquisa busca compreender como a prática extensionista pode promover a melhoria da qualidade do ensino. A metodologia qualitativa se desenvolve em dois momentos: inicialmente, levantamento de documentos institucionais que possibilitaram o entendimento de como tais instituições compreenderam a extensão e que práticas decorreram de tais concepções e, posteriormente, entrevistas semi-estruturadas com docentes que praticam a extensão. Utilizamos como referência as seguintes categorias teóricas: os conceitos de saberes e formação profissional docente, de Tardif; de extensão universitária, de Tavares; e o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, de Mazzilli. As análises desenvolvidas apontam a extensão como elemento de qualificação do trabalho docente e do ensino de graduação socialmente referenciado e seu reconhecimento na formação de professores e alunos, muitas vezes distanciado da potencialização das experiências por parte das instituições universitárias. |