DO PRAZER AO SOFRIMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA IFES.

DSpace Repository

A- A A+

DO PRAZER AO SOFRIMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA IFES.

Show full item record

Title: DO PRAZER AO SOFRIMENTO DOCENTE: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO EM UMA IFES.
Author: SANTOS, ELAINE GARCIA DOS; NOVO, LUCIANA FLORENTINO; TAVARES, LARISSA FERREIRA
Abstract: O trabalho constituiu-se em sentido de vida e “rico de sentido individual e social [...] contribuindo na estruturação da personalidade e da identidade” (BORGES; TAMAYO, 2001, p. 13). Sendo o trabalho, muitas vezes, o único elo social fora do convívio familiar (VASCONCELOS; OLIVEIRA, 2004) e devido à centralidade que ocupa na vida dos indivíduos, tornou-se imprescindível um novo olhar para estudos sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Neste sentido, esta pesquisa (predominantemente qualitativa) objetiva analisar a qualidade de vida no trabalho de docentes de uma universidade pública do sul do país, a partir da categoria “Integração Social” (WALTON, 1973) nos relacionamentos dos docentes com discentes, chefia e pares. Neste estudo de caso, a análise das entrevistas (dados primários) dos docentes (seleção por julgamento) revelou sentimentos contraditórios: satisfação e prazer nos relacionamentos com alunos e sofrimento decorrente de relações com colegas e chefia; passíveis de gerar o “medo ressentido” (DEJOURS, 1993). Desse modo, propõem-se um repensar acerca das políticas de pessoal adotadas por tal instituição, visando o relacionamento sadio: condição sine qua non para uma efetiva qualidade de vida no trabalho.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96973
Date: 2010-12-08


Files in this item

Files Size Format View
ARTIGO DO SOFRI ... UMA ANÁLISE SOB A PER.pdf 158.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar