Um estudo didático do pitágoras teorema de em classe de 8ª série

DSpace Repository

A- A A+

Um estudo didático do pitágoras teorema de em classe de 8ª série

Show full item record

Title: Um estudo didático do pitágoras teorema de em classe de 8ª série
Author: Teixeira, Adriana Machado Barrim
Abstract: Na geometria Euclidiana, o Teorema de Pitagoras é considerado um teorema chave pelos matemáticos. Sao inúmeros os problemas de Geometria, tanto Plana como Espacial, onde o Teorema de Pitágoras é ferramenta na sua resolução. Faremos neste trabalho um estudo didático sobre o Teorema de Pitagoras. De maneira geral, segundo Grenier (1996), a didática matemática interessa-se a construção do saber matemático, ao funcionamento e as condições de aprendizagem dos conhecimentos. Um dos ramos da pesquisa em didática matemática, ou seja, da Educação Matemática, investiga o comportamento de um determinado conteúdo (objeto de estudo) do ponto de vista da antropologia, buscando identificar os elementos que formam o seu habitat, as transformações evolutivas que sofreu ao longo dos anos, como se comporta em diferentes ambientes etc. 0 objetivo de nosso trabalho é o de explicitar elementos da transposição didática realizada sobre o Teorema de Pitagoras como objeto do "saber a ensinar" I ao "saber ensinado"2 .
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96605
Date: 2003


Files in this item

Files Size Format View Description
Adriana_Machado_Barrim_Teixeira.PDF 958.4Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar