Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Raitz, César |
|
dc.contributor.author |
Rocco, Adriana Timbola |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-26T18:11:15Z |
|
dc.date.available |
2012-10-26T18:11:15Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Do ponto de vista da psicologia cognitiva e da pedagogia, o conhecimento matemático, nos moldes atuais, é visto como resultado da atividade própria do indivíduo, na interação com situações e pessoas do mundo que o cerca. Pode-se dizer em outras palavras, que o conhecimento matemático – qualitativo e quantitativo - é o conjunto de relações que se constrói na interação do sujeito ativo com o outro, por meio de ações intelectuais, físicas e emocionais sobre fatos e objetos do meio.Nesta perspectiva, uma linha de orientação pedagógica para o ensino de matemática é possibilitar aos alunos questões que os motivem a explorar situações de sua realidade social, de modo a colocar em prática o seu raciocínio matemático.A meta neste trabalho é mostrar uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática uma vez que a ação por parte dos alunos se dá naturalmente. Geralmente, estão freqüentemente 5 interessados e diretamente envolvidos desde a concepção do problema a ser estudado, até a sua solução. Esta metodologia, possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos interligados aos de outras ciências, possibilitando assim uma atitude transdisciplinar em relação ao processo de ensino–aprendizagem de matemática. |
pt_BR |
dc.format.extent |
58 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Modelagem |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar