Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática
Mostrar registro completo
Título:
|
Modelagem matemática: uma contribuição para o ensino e aprendizagem de matemática |
Autor:
|
Rocco, Adriana Timbola
|
Resumo:
|
Do ponto de vista da psicologia cognitiva e da pedagogia, o conhecimento matemático, nos moldes atuais, é visto como resultado da atividade própria do indivíduo, na interação com situações e pessoas do mundo que o cerca. Pode-se dizer em outras palavras, que o conhecimento matemático – qualitativo e quantitativo - é o conjunto de relações que se constrói na interação do sujeito ativo com o outro, por meio de ações intelectuais, físicas e emocionais sobre fatos e objetos do meio.Nesta perspectiva, uma linha de orientação pedagógica para o ensino de matemática é possibilitar aos alunos questões que os motivem a explorar situações de sua realidade social, de modo a colocar em prática o seu raciocínio matemático.A meta neste trabalho é mostrar uma proposta de ensino de matemática por meio da Modelagem Matemática uma vez que a ação por parte dos alunos se dá naturalmente. Geralmente, estão freqüentemente 5 interessados e diretamente envolvidos desde a concepção do problema a ser estudado, até a sua solução. Esta metodologia, possibilita a aprendizagem de conteúdos matemáticos interligados aos de outras ciências, possibilitando assim uma atitude transdisciplinar em relação ao processo de ensino–aprendizagem de matemática. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96512
|
Data:
|
2004 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo