A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina

DSpace Repository

A- A A+

A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina

Show full item record

Title: A Linguagem hipertextual como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem no Curso de Letras Português a Distância da Universidade Federal de Santa Catarina
Author: Santos, Aline Renée Benigno dos
Abstract: A utilização de tecnologias digitais de informação e de comunicação vem, dia a dia, transpondo os modos e processos de produção e socialização de uma variada gama de saberes. Igualmente, a linguagem hipertextual ganha espaço paulatinamente no processo de ensino-aprendizagem em diversas modalidades de ensino no Brasil. Sendo assim, diferentes tecnologias e métodos permitem que as informações sejam criadas de maneira extremamente rápida e flexível, envolvendo praticamente as diversas áreas do conhecimento sistematizado, bem como todo cotidiano nas suas multifacetadas relações. No Curso de Letras Português a distância da Universidade Federal de Santa Catarina, o uso de recursos como ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e a utilização da plataforma MOODLE vêm facilitando o processo de aprendizagem, principalmente na EaD. Desta forma, esta pesquisa se ancorou em teorias da Comunicação e da Educação para se estruturar. Para tanto, utilizou-se do estudo de caso porque se pretendeu estudar algo singular, que tivesse valor em si mesmo. A preocupação com o processo foi muito maior do que com o produto. Este trabalho se deu em três fases: exploratória, coleta e análise dos dados. Na fase exploratória, a pesquisa foi impulsionada por estudos acerca das TIC, mais especificamente o anseio de analisar a produção de hipertextos como ferramenta do processo de ensino-aprendizagem. Para a coleta e análise, foram feitas entrevistas com docentes e organização dos hipertextos das disciplinas na plataforma. As considerações acerca das entrevistas e das observações dos hipertextos cumpriram o objetivo geral desta dissertação - avaliar o processo de construção e elaboração de hipertextos na plataforma de ensino-aprendizagem pelo viés dos professores das disciplinas de Literatura e Ensino, Teoria da Literatura V, Aquisição da Linguagem e Sociolinguística do curso de Letras Português a distância da UFSC, ministradas no primeiro semestre de 2010 - bem como seus objetivos específicos - observar, por meio de entrevistas com os docentes, a influência do LANTEC e do HIPERLAB na produção dos materiais hipertextuais desenvolvidos por eles para serem postados no MOODLE; verificar se a estratégia de ensino-aprendizagem pensada pelo professor foi entendida e colocada em prática por esses dois laboratórios; e investigar a receptividade dos professores aos materiais, após a conclusão do processo de produção. O resultado final do estudo enfatizou que a adequada utilização da linguagem hipertextual é importante na construção do processo de ensino-aprendizagem do estudante de EaD. As estratégias escolhidas pelos docentes para a elaboração dos hipertextos devem contribuir com o estudante em sua caminhada escolar, porque as mesmas fazem com que este perceba e compreenda como se dá o seu processo de aprendizagem ao estudar a distância. A comunicação é o que realmente se faz importante, por isso a construção dos materiais para o AVEA deve ser pensada e refletida de forma crítica, criativa, e eficiente.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Lingüística
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96108
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
299773.pdf 7.763Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar