Percepção consciente (noticing) e aprendizagem do sintagma nominal adjetivo(s) + substantivo do inglês em diferentes idades
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Title:
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Percepção consciente (noticing) e aprendizagem do sintagma nominal adjetivo(s) + substantivo do inglês em diferentes idades |
Author:
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Catena, Flávia
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Abstract:
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O presente estudo examinou a relação entre idade, percepção consciente (noticing) e aprendizagem em dois grupos de estudantes: um grupo de 21 crianças em idade de 9 e 10 anos e um grupo de 23 adolescentes entre 15 e 18 anos. O objetivo foi analizar se a capacidade de perceber os sintagmas nominais do inglês (adj. + subst.) em suas formas simples (English book) e complexa (excellent Italian restaurant) varia entre ambos os grupos de estudantes; se a percepção consciente resulta em aprendizagem e se o insumo encharcado é suficiente para possibilitar a esses estudantes (crianças e adolescentes) a aprendizagem dos mecanismos de pré-modificação em frases nominais do inglês. A escolha dessas formas foi motivada pela ordem que o sintagma nominal se apresenta na língua inglesa e na língua materna dos aprendizes (português), o que resulta em produções incorretas pelos aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. Dois jogos foram desenvolvidos para gerar percepção consciente das formas alvo em uso comunicativo da língua. O Jogo 1 (jogo de tabuleiro) proporcionou o "encharque" (flood) de substantivos modificados por um único adjetivo, enquanto que o Jogo 2 (organização de prateleiras) continha uma alta frequência de substantivos modificados por dois adjetivos na seguinte ordenação: "opinião + origem". Um teste imediato foi administrado após cada jogo com o intuito de gerar a explicitação da regra da ordem das palavras pelos alunos e de comparar o seu desempenho nos itens que foram usados no pré-teste e repetidos nos testes. O propósito do teste imediato foi avaliar a influência do insumo encharcado na percepção consciente. A aprendizagem foi avaliada por um pós-teste que buscou analisar o conhecimento explícito dos alunos (atividade de julgamento grammatical), sua produção escrita a partir de palavras fornecidas e a sua compreensão escrita através de sentenças de múltipla escolha. Os dados mostraram que as crianças e os adolescentes obtiveram resultados similares tanto nos jogos como no pós-teste. O fator idade não pareceu influenciar o desempenho dos aprendizes no uso das frases nominais (versões simples e complexa). É possível que o nível de motivação dos adolescentes tenha interferido em seu desempenho (em ambas as versões). A correlação entre percepção consciente e aprendizagem não foi observada nos dados, que também demonstraram que o encharque do sintagma nominal em sua versão simples, no insumo proporcionado, foi suficiente para gerar percepção, o que não ocorreu na versão complexa, podendo ser necessário uma quantidade maior de exposição a esse insumo. |
Description:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011 |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95968
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Date:
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2011 |
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