Percepção consciente (noticing) e aprendizagem do sintagma nominal adjetivo(s) + substantivo do inglês em diferentes idades

DSpace Repository

A- A A+

Percepção consciente (noticing) e aprendizagem do sintagma nominal adjetivo(s) + substantivo do inglês em diferentes idades

Show full item record

Title: Percepção consciente (noticing) e aprendizagem do sintagma nominal adjetivo(s) + substantivo do inglês em diferentes idades
Author: Catena, Flávia
Abstract: O presente estudo examinou a relação entre idade, percepção consciente (noticing) e aprendizagem em dois grupos de estudantes: um grupo de 21 crianças em idade de 9 e 10 anos e um grupo de 23 adolescentes entre 15 e 18 anos. O objetivo foi analizar se a capacidade de perceber os sintagmas nominais do inglês (adj. + subst.) em suas formas simples (English book) e complexa (excellent Italian restaurant) varia entre ambos os grupos de estudantes; se a percepção consciente resulta em aprendizagem e se o insumo encharcado é suficiente para possibilitar a esses estudantes (crianças e adolescentes) a aprendizagem dos mecanismos de pré-modificação em frases nominais do inglês. A escolha dessas formas foi motivada pela ordem que o sintagma nominal se apresenta na língua inglesa e na língua materna dos aprendizes (português), o que resulta em produções incorretas pelos aprendizes brasileiros de inglês como língua estrangeira. Dois jogos foram desenvolvidos para gerar percepção consciente das formas alvo em uso comunicativo da língua. O Jogo 1 (jogo de tabuleiro) proporcionou o "encharque" (flood) de substantivos modificados por um único adjetivo, enquanto que o Jogo 2 (organização de prateleiras) continha uma alta frequência de substantivos modificados por dois adjetivos na seguinte ordenação: "opinião + origem". Um teste imediato foi administrado após cada jogo com o intuito de gerar a explicitação da regra da ordem das palavras pelos alunos e de comparar o seu desempenho nos itens que foram usados no pré-teste e repetidos nos testes. O propósito do teste imediato foi avaliar a influência do insumo encharcado na percepção consciente. A aprendizagem foi avaliada por um pós-teste que buscou analisar o conhecimento explícito dos alunos (atividade de julgamento grammatical), sua produção escrita a partir de palavras fornecidas e a sua compreensão escrita através de sentenças de múltipla escolha. Os dados mostraram que as crianças e os adolescentes obtiveram resultados similares tanto nos jogos como no pós-teste. O fator idade não pareceu influenciar o desempenho dos aprendizes no uso das frases nominais (versões simples e complexa). É possível que o nível de motivação dos adolescentes tenha interferido em seu desempenho (em ambas as versões). A correlação entre percepção consciente e aprendizagem não foi observada nos dados, que também demonstraram que o encharque do sintagma nominal em sua versão simples, no insumo proporcionado, foi suficiente para gerar percepção, o que não ocorreu na versão complexa, podendo ser necessário uma quantidade maior de exposição a esse insumo.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95968
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
299228.pdf 3.727Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar