E Enta ficaro!: diferenças na concordância verbal escrita em crianças de níveis socioculturais distintos

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E Enta ficaro!: diferenças na concordância verbal escrita em crianças de níveis socioculturais distintos

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cabral, Leonor Scliar pt_BR
dc.contributor.author Mascarello, Lidiomar José pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T02:47:16Z
dc.date.available 2012-10-26T02:47:16Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 289931 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95511
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Os principais objetivos dessa pesquisa são: verificar se há diferenças significativas entre concordância e não concordância no uso do sistema verbal na narrativa escrita de crianças que vivem em ambientes socioculturais distintos; identificar como a narrativa pode favorecer o processo de aprendizagem de metalinguagem e como o contexto sociocultural interfere nesse processo de aprendizagem. Propõe-se aliar conceitos da Psicolinguística, da Linguística Cognitiva e da Sociolinguística, pois, o grande desenvolvimento da ciência, e os resultados por ela apresentados, mais particularmente da neurociência e das ciências sociais, indicam que não é possível desvincular o processo de aprendizagem da leitura e escrita dos usos sociais da linguagem da capacidade individual dos sujeitos. O ponto de partida da pesquisa foi principalmente a tomada de conhecimento das pesquisas de Scliar-Cabral, a leitura das obras de Pinker e estudos da Sociolinguística. Foram pesquisados dois grupos com 52 alunos cada um em duas instituições de ensino, sendo uma instituição privada e outra pública. Foram analisadas 1190 sentenças, 595 de cada grupo, retiradas das narrativas escritas pelos alunos. A partir dos resultados obtidos na análise quantitativa e qualitativa verificamos que existem diferenças significativas determinadas pelo aspecto socioeconômico cultural, mas que, no entanto, na escrita dos alunos a variação da concordância verbal não é muito diferente entre os dois grupos. pt_BR
dc.format.extent 178 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Linguistica pt_BR
dc.subject.classification Narrativa (Retórica) pt_BR
dc.subject.classification Aspectos sanitarios pt_BR
dc.subject.classification Produção de textos pt_BR
dc.subject.classification Sociolinguistica pt_BR
dc.subject.classification Concordancias pt_BR
dc.subject.classification Criancas - pt_BR
dc.subject.classification Escrita pt_BR
dc.title E Enta ficaro!: diferenças na concordância verbal escrita em crianças de níveis socioculturais distintos pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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