dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cabral, Leonor Scliar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Mascarello, Lidiomar José |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T02:47:16Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T02:47:16Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
289931 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95511 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Os principais objetivos dessa pesquisa são: verificar se há diferenças significativas entre concordância e não concordância no uso do sistema verbal na narrativa escrita de crianças que vivem em ambientes socioculturais distintos; identificar como a narrativa pode favorecer o processo de aprendizagem de metalinguagem e como o contexto sociocultural interfere nesse processo de aprendizagem. Propõe-se aliar conceitos da Psicolinguística, da Linguística Cognitiva e da Sociolinguística, pois, o grande desenvolvimento da ciência, e os resultados por ela apresentados, mais particularmente da neurociência e das ciências sociais, indicam que não é possível desvincular o processo de aprendizagem da leitura e escrita dos usos sociais da linguagem da capacidade individual dos sujeitos. O ponto de partida da pesquisa foi principalmente a tomada de conhecimento das pesquisas de Scliar-Cabral, a leitura das obras de Pinker e estudos da Sociolinguística. Foram pesquisados dois grupos com 52 alunos cada um em duas instituições de ensino, sendo uma instituição privada e outra pública. Foram analisadas 1190 sentenças, 595 de cada grupo, retiradas das narrativas escritas pelos alunos. A partir dos resultados obtidos na análise quantitativa e qualitativa verificamos que existem diferenças significativas determinadas pelo aspecto socioeconômico cultural, mas que, no entanto, na escrita dos alunos a variação da concordância verbal não é muito diferente entre os dois grupos. |
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dc.format.extent |
178 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Linguistica |
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dc.subject.classification |
Narrativa (Retórica) |
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dc.subject.classification |
Aspectos sanitarios |
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dc.subject.classification |
Produção de textos |
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dc.subject.classification |
Sociolinguistica |
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dc.subject.classification |
Concordancias |
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dc.subject.classification |
Criancas - |
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dc.subject.classification |
Escrita |
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dc.title |
E Enta ficaro!: diferenças na concordância verbal escrita em crianças de níveis socioculturais distintos |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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