Modelo para diagnosticar a influência do capital intelectual no potencial de inovação das universidades

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Modelo para diagnosticar a influência do capital intelectual no potencial de inovação das universidades

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Morales, Aran Bey Tcholakian pt_BR
dc.contributor.author Gubiani, Juçara Salete pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T02:07:58Z
dc.date.available 2012-10-26T02:07:58Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294527 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95468
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract As universidades sempre foram consideradas elementos-chave para o desenvolvimento econômico e cumprem um importante papel na criação do conhecimento. Elas possuem um capital intelectual considerável quando comparadas às empresas: têm um capital humano capacitado, capital estrutural adequado para incrementar e explorar esse capital humano e um capital relacional com os principais interlocutores da sociedade. São coadjuvantes no processo de inovação e atuam como agentes de inovação nos sistemas de inovação. Interagem com a sociedade, identificam problemas, propõem a solução e criam conhecimento. A tese coloca como problema, a ausência da identificação e mensuração dos componentes do capital intelectual, disponível nas universidades, e o diagnóstico da influência destes na criação do conhecimento para a inovação. Para resolver o problema, a pesquisa propõe um modelo de análise, e, para a verificação de consistência do modelo, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria. Os dados primários foram obtidos por meio de um questionário desenvolvido e aplicado aos professores pesquisadores da Universidade. Usando técnicas de análise multivariada, foi possível testar o modelo e chegar a um mapa do potencial de criação de conhecimento da Universidade. Os resultados mostram similaridades com os relatos da literatura que aborda o ambiente das empresas: a existência de relação entre os componentes do capital intelectual, a influência direta do capital intelectual no potencial de criação de conhecimento e uma dependência do resultado inovador atrelado ao potencial de criação do conhecimento para a inovação na Universidade. Ao abordar o potencial de inovação no ambiente acadêmico, destaca-se o caráter exploratório e o ineditismo da proposta, um assunto ainda em construção, dependente da articulação institucional e da efetiva aplicação da Lei de Inovação brasileira no ambiente de pesquisa. pt_BR
dc.format.extent 194 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Capital intelectual pt_BR
dc.subject.classification Difusão de inovações pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Inovações educacionais pt_BR
dc.title Modelo para diagnosticar a influência do capital intelectual no potencial de inovação das universidades pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Selig, Paulo Mauricio pt_BR


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