dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
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dc.contributor.advisor |
Morales, Aran Bey Tcholakian |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Gubiani, Juçara Salete |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T02:07:58Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T02:07:58Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
294527 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95468 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2011 |
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dc.description.abstract |
As universidades sempre foram consideradas elementos-chave para o desenvolvimento econômico e cumprem um importante papel na criação do conhecimento. Elas possuem um capital intelectual considerável quando comparadas às empresas: têm um capital humano capacitado, capital estrutural adequado para incrementar e explorar esse capital humano e um capital relacional com os principais interlocutores da sociedade. São coadjuvantes no processo de inovação e atuam como agentes de inovação nos sistemas de inovação. Interagem com a sociedade, identificam problemas, propõem a solução e criam conhecimento. A tese coloca como problema, a ausência da identificação e mensuração dos componentes do capital intelectual, disponível nas universidades, e o diagnóstico da influência destes na criação do conhecimento para a inovação. Para resolver o problema, a pesquisa propõe um modelo de análise, e, para a verificação de consistência do modelo, foi realizado um estudo de caso na Universidade Federal de Santa Maria. Os dados primários foram obtidos por meio de um questionário desenvolvido e aplicado aos professores pesquisadores da Universidade. Usando técnicas de análise multivariada, foi possível testar o modelo e chegar a um mapa do potencial de criação de conhecimento da Universidade. Os resultados mostram similaridades com os relatos da literatura que aborda o ambiente das empresas: a existência de relação entre os componentes do capital intelectual, a influência direta do capital intelectual no potencial de criação de conhecimento e uma dependência do resultado inovador atrelado ao potencial de criação do conhecimento para a inovação na Universidade. Ao abordar o potencial de inovação no ambiente acadêmico, destaca-se o caráter exploratório e o ineditismo da proposta, um assunto ainda em construção, dependente da articulação institucional e da efetiva aplicação da Lei de Inovação brasileira no ambiente de pesquisa. |
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dc.format.extent |
194 p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
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dc.subject.classification |
Capital intelectual |
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dc.subject.classification |
Difusão de inovações |
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dc.subject.classification |
Universidades e faculdades |
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dc.subject.classification |
Inovações educacionais |
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dc.title |
Modelo para diagnosticar a influência do capital intelectual no potencial de inovação das universidades |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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dc.contributor.advisor-co |
Selig, Paulo Mauricio |
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