Compreensão leitora: o ato de ler e a apropriação de conhecimento na EaD

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Compreensão leitora: o ato de ler e a apropriação de conhecimento na EaD

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Título: Compreensão leitora: o ato de ler e a apropriação de conhecimento na EaD
Autor: Daga, Aline Cassol
Resumo: Esta pesquisa constitui um estudo de caso de natureza quantitativa e qualitativa que teve como objetivo descrever analiticamente habilidades de leitura de acadêmicos do Curso de Letras - Português EaD - e apropriação de conhecimento por parte desses mesmos acadêmicos no que respeita a disciplinas-base de sua formação profissional, identificando possíveis relações entre ambos os focos. Os dados de pesquisa foram gerados por meio de um questionário de perfil de leitor, um teste de proficiência em leitura e um teste de apropriação de conhecimento. Uma pesquisa documental e interação com docentes, alunos e tutores do curso constituíram também fonte de dados de natureza qualitativa para a pesquisa. Tomando como referencial teórico estudos cognitivos e sociológicos sobre compreensão leitora e formação do leitor e estudos de Educação a Distância, constituem pressupostos teóricos de pesquisa: o que se nomeia dimensão intrassubjetiva da leitura, isto é, os estudos acerca dos processos cognitivos envolvidos no ato de ler, e a dimensão intersubjetiva, em que são considerados fatores de ordem social, histórica e cultural para o entendimento das configurações e características particulares que influenciam o desenvolvimento das habilidades de leitura nos sujeitos. Advoga-se, neste estudo, em favor de uma abordagem que considere as duas dimensões da leitura, por isso se recorre a autores que têm uma visão internalista do ato de ler, tanto quanto - e com as devidas salvaguardas em relação à natureza distinta das bases epistemológicas - a autores que focalizam a leitura sob o ângulo sociocultural. Em relação ao referencial teórico de Educação a Distância, o foco está na configuração e nas características da EaD - o seu significado e o papel que vem desempenhando na sociedade contemporânea -, no espaço ocupado pelas modalidades oral e escrita da língua nos processos de mediação pedagógica na EaD, processo que ganha contornos diferentes devido às características dessa modalidade de educação, o que exige do docente domínio no uso das TICs como ferramentas pedagógicas, tanto quanto exige ressignificação das TICs para atender a especificidades dos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. A pesquisa documental realizada possibilitou a compreensão de que o curso de Letras-Português em questão, na modalidade a distância, constroi-se eminentemente pelo design on-line e, nessa construção, a escrita prevalece, quer em processos síncronos, como chats, quer em processos assíncronos, como e-mails e fóruns, o que parece ser característico da EaD como modalidade contemporaneamente. Os demais dados gerados na pesquisa sugerem que alunos participantes deste estudo valorizam ferramentas típicas da educação presencial e se caracterizam por uma historicidade em que as práticas de leitura desde a infância e/ou adolescência não parecem ter tido amplo curso. Prevalecem, dentre esses acadêmicos habilidades de leitura nos níveis de localização de informação, de acordo com as escalas do Pisa. No que tange à apropriação de conhecimento, os dados analisados sugerem a necessidade de ressignificações no processo de apropriação de conceitos e conteúdos estudados nas disciplinas de Fonética e Fonologia, Morfologia, Sintaxe e Semântica no curso em questão. Resultados deste estudo apontam, ainda, para a necessidade de desenvolvimento de novas ferramentas, no plano das TICs, que naturalizem interações mediadas pela modalidade oral da língua em tempo real. A natureza a distância dessa modalidade de educação não implica ausência dessa naturalização, processo, ao que parece, demandado por alunos que ainda estão se formando como leitores de textos em gêneros de maior complexidade. Ter autonomia não pode ser sinônimo de estudo solitário, mas de administração do próprio processo de estudo, o que não significa prescindir da recorrência à interação com o professor, pelo menos até que o perfil de leitores dos envolvidos possa ser ressignificado.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95180
Data: 2011


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