A Gestão de design e o direito de propriedade industrial brasileiro: uma abordagem para identificação e proteção de grupos produtivos atrelados à origem por meio de marca e indicação geográfica

DSpace Repository

A- A A+

A Gestão de design e o direito de propriedade industrial brasileiro: uma abordagem para identificação e proteção de grupos produtivos atrelados à origem por meio de marca e indicação geográfica

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Merino, Eugenio Andreas Diaz pt_BR
dc.contributor.author Santos Neto, Alber Francisco dos pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T21:07:12Z
dc.date.available 2012-10-25T21:07:12Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 295996 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95138
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Neste trabalho de dissertação, considera-se o potencial e diversificação natural de um país com dimensões continentais como o Brasil, e o número incipiente de grupos produtivos atrelados à origem com identificação projetada de forma adequada e protegidos por lei. Propõe-se uma abordagem sob premissas de Gestão de Design, alinhada ao Direito de Propriedade Industrial Brasileiro; analisam-se definições, conceitos e diretrizes por meio de uma compreensão linear e lógica dos direitos que podem ter uma assinatura visual como síntese representativa: marca e indicação geográfica. Sistematizam-se conceitos para demonstrar diferentes dimensões relacionadas aos direitos tratados e destaca-se o protagonismo de designers. Baseando-se em indicadores de consumo consciente realiza-se uma verificação da percepção de pessoas diversas em relação a produtos com a chancela de marca e indicação geográfica. pt_BR
dc.description.abstract In this dissertation it is considered the potential and natural diversification in Brazil, a country with continental dimensions and an incipient number of productive groups linked to their origins with brand elements adequately designed and protected by law. It is proposed an approach under the premises of Design Management, aligned to the Brazilian Industrial Property Right. It analyzes definitions, concepts and guidelines through a linear and logical understanding of the rights which may have a logo as representative synthesis: trademark and geographical indication. Concepts are systematized to demonstrate different dimensions related to the above mentioned rights and to highlight the role of designers. It is executed an assessment of the perception of the individuals in relation to products with trademark and geographical indication based on indicators of conscientious consumption. en
dc.format.extent 248 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Desenho grafico pt_BR
dc.subject.classification Desenho industrial pt_BR
dc.subject.classification Design pt_BR
dc.subject.classification Gestão de design pt_BR
dc.subject.classification Propriedade industrial pt_BR
dc.subject.classification Legislação pt_BR
dc.subject.classification Marca registrada pt_BR
dc.subject.classification Identidade visual pt_BR
dc.title A Gestão de design e o direito de propriedade industrial brasileiro: uma abordagem para identificação e proteção de grupos produtivos atrelados à origem por meio de marca e indicação geográfica pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
295996.pdf 4.025Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar