Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Xavier, Rosely Perez |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Amorim, Telma Pires Pacheco |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T18:59:58Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T18:59:58Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
297506 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94991 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo relata uma análise de necessidades conduzida como primeiro passo para o desenho de um currículo baseado em tarefas para alunos adultos do eixo tecnológico Hospitalidade e Lazer, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Quando os cursos desse eixo foram introduzidos no IFSC, as habilidades de comunicação oral tornaram-se essenciais, o que exigiu uma mudança no desenho do currículo dessa instituição. Considerando a noção de tarefa (LONG, 1985) como unidade curricular, este estudo seguiu os procedimentos desse autor para o desenho de um programa baseado em tarefas, iniciando com uma análise de necessidades de recepcionistas de hotel e de garçons/garçonetes para a definição de tarefas-alvo e a sua classificação em tarefas-tipo. As seguintes perguntas de pesquisa foram propostas: (1) Quais necessidades comunicativas recepcionistas de hotel e garçons/garçonetes de restaurantes apresentam ter no exercício de sua profissão? (2) Como as tarefas-alvo podem ser organizadas em tarefas-tipo? Quatorze profissionais participaram desse estudo: dois professores formadores, um chefe de recepção, um maitre, cinco recepcionistas e cinco garçons/garçonetes. Os dados foram coletados através de (a) entrevistas gravadas em áudio com os professores-formadores, o chefe de recepção e o maitre, (b) observação não-participativa dos recepcionistas e dos garçons/garçonetes em sua rotina de trabalho e (c) um questionário com esses profissionais. Os dados mostraram que as noções de tarefa-alvo e subtarefa, propostas por Long, podem ser associadas à noção de gênero discursivo (MARTIN, 1984) para possibilitar a identificação de tarefas-alvo e tarefas-tipo. Numa direção oposta ao que propôs Long, este estudo concluiu que as tarefas-alvo deveriam, também, ser utilizadas como base para o desenvolvimento das tarefas pedagógicas no desenho de um currículo baseado em tarefas para programas de educação profissional de ensino de inglês como língua estrangeira. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguistica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Lingua inglesa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ensino profissional |
pt_BR |
dc.title |
Uma Análise de necessidades comunicativas de profissionais do eixo tecnológico hospitalidade e lazer: subsídios para um programa de ensino de inglês baseado em tarefas |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar