Avaliação da satisfação de clientes de bancos comerciais utilizando a teoria da resposta do item
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bornia, Antonio Cezar |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Balbim Junior, Alceu |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T09:21:16Z |
|
dc.date.available |
2012-10-25T09:21:16Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-25T09:21:16Z |
|
dc.identifier.other |
280249 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94387 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a satisfação de clientes de bancos comerciais, por meio de um questionário formulado a partir de pesquisa bibliográfica e analisado com apoio da Teoria da Resposta ao Item - TRI. O levantamento bibliográfico diagnosticou a relevância de formulação de um questionário específico, capaz de contemplar os principais elementos da atividade bancária. Tal questionário, formulado a partir de pesquisa em dezesseis trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais a partir de 2000, é composto de 33 itens, divididos em quatro grupos: atendimento, produtos, acesso e equipamentos e tecnologia. A amostra foi composta de 240 clientes de bancos comerciais, entre eles proprietários de empresas de pequeno e médio porte ou responsáveis pelo setor financeiro destas. Os questionários foram entregues em mãos aos respondentes com a orientação de que deveriam, em caso de possuírem conta em mais de um banco, referenciar-se àquele com o qual tinham maior relacionamento. Os testes utilizando a TRI mostram que o construto é adequado para a mensuração da satisfação de clientes de banco comerciais e permitiram a construção de uma escala com três níveis âncoras. |
pt_BR |
dc.format.extent |
158 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bancos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Satisfação do consumidor |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Teoria da Resposta do Ítem |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação da satisfação de clientes de bancos comerciais utilizando a teoria da resposta do item |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar