Modelo de educação a distância empregando ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento
Show full item record
Title:
|
Modelo de educação a distância empregando ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento |
Author:
|
Schuelter, Giovana
|
Abstract:
|
Esta tese de doutorado tem por objetivo a construção de um modelo de educação a distância, amparado por ferramentas e técnicas de gestão do conhecimento, que se ajuste às necessidades de instituições que trabalham com Educação e dê resultados qualitativos para o desenvolvimento de projetos. O motivo da escolha desse objeto de estudo deu-se diante da situação em que se percebe a falta de gestão do conhecimento dentro dos sistemas de educação a distância, em que processos são desenvolvidos por diferentes equipes, de forma desconexa e com trabalhos individualizados, os quais não permitem agilidade aos processos de forma geral. Outro fator observado foi a falta de análise e gestão das informações criadas a partir da comunicação dos colaboradores e, ainda, a falta de organização e reutilização de conhecimentos desenvolvidos, particularmente nas equipes. O foco é a educação on-line, em que se consideram as peculiaridades ocasionadas pelas modernas tecnologias de informação e comunicação. Como base teórica na sustentação do trabalho, primeiro, constrói-se um referencial sobre modelos de EaD, técnicas e ferramentas de gestão do conhecimento. Em um segundo momento se utiliza pesquisa de campo para buscar as necessidades das instituições e, a partir dos resultados, faz-se a verificação de viabilidade do modelo. Como resultado, apresenta-se um modelo de educação a distância amparado pela gestão do conhecimento com o intuito de melhorar a qualidade nos projetos de EaD. |
Description:
|
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94224
|
Date:
|
2012-10-25 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar