Learning difficulty, L2 proficiency, and implicit and explicit knowledge: a replication study

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Learning difficulty, L2 proficiency, and implicit and explicit knowledge: a replication study

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fortkamp, Mailce Borges Mota pt_BR
dc.contributor.author Hining, Josiane Basso pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T02:22:47Z
dc.date.available 2012-10-25T02:22:47Z
dc.date.issued 2012-10-25T02:22:47Z
dc.identifier.other 287034 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93704
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Letras/Inglês e Literatura Correspondente, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Baseado na afirmação de que a replicação de estudos é um item importante na pauta da Linguística Aplicada, o presente estudo foi baseado no estudo de Ellis (2006) e teve como objetivo (1) examinar algumas estruturas gramaticais considerando a dificuldade de aprendizado dos alunos a partir de um escopo implícito e explícito, e (2) examinar a relação entre o conhecimento implícito e explícito das estruturas gramaticais investigadas neste estudo e a proficiência da L2. Os dados foram coletados na Universidade Federal de Santa Catarina, com 45 alunos estudantes de inglês como língua estrangeira. Todos os participantes fizeram os 4 testes propostos por Ellis (2006) e 31 fizeram um teste de proficiência (PET). A média dos resultados combinados foi calculada para comparar os resultados do conhecimento implícito e explícito em relação as 17 estruturas gramaticais investigadas. A análise estatística empregada demonstrou que a estrutura fácil para conhecimento implícito foi perguntas encaixadas (embedded questions). Para conhecimento explícito as estruturas fáceis foram: complemento verbal, desde/por, orações relativas, perguntas no final da frase (question tags), artigo indefinido, construções bitransitivas (dative alternation), comparativo, e 3ª. pessoa #s. Estruturas difíceis para conhecimento implícito foram: perguntas sim/não, condicionais irreais, desde/por, orações relativas, perguntas no final da frase (question tags), vii possessivo #s, plural #s, artigo indefinido e 3ª. pessoa #s. Além disso, correlações significativas foram encontradas entre os resultados das estruturas gramaticais e o teste de proficiência (PET). A análise de regressão múltipla demonstrou que ambos os tipos de conhecimento prevêem a proficiência da língua de um modo geral. pt_BR
dc.description.abstract Based on the claim that the replication of studies is an important item in the agenda of Applied Linguistics, the present study aimed at determining the extent to which the findings of Ellis (2006) can be replicated in a context where participants are foreign language learners. More specifically, the present study aimed at (1) examining some grammatical structures in the light of students# learning difficulty towards an implicit and explicit scope, and (2) examining the relationship between implicit and explicit knowledge of the grammatical structures investigated here and general L2 proficiency. Data was gathered at Universidade Federal de Santa Catarina, from 45 Brazilian students of English as an L2. All participants performed the four tests proposed by Ellis (2006). Thirty-one participants volunteered to take the proficiency test (PET). Combined means scores were computed in order to compare the scores of implicit and explicit knowledge towards the seventeen grammatical structures investigated. The statistical analysis employed indicated that the easy structure for implicit knowledge was embedded questions, for explicit knowledge the easy structures found were: verb complement, since/for, relative clauses, question tags, indefinite article, dative alternation, comparative, and, 3rd person #s. Difficult structures for implicit knowledge were: yes/no questions, unreal conditionals, since/for, relative clauses, question tags, possessive #s, plural #s, indefinite article, and 3rd person #s. Moreover, significant correlations were found between the grammatical structures and the proficiency test (PET). A multiple regression analysis demonstrated that both types of knowledge predict general language proficiency. en
dc.format.extent 135 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso eng pt_BR
dc.subject.classification Linguistica aplicada pt_BR
dc.subject.classification Lingua inglesa - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino - Estudantes estrangeiros pt_BR
dc.subject.classification Aprendizagem pt_BR
dc.title Learning difficulty, L2 proficiency, and implicit and explicit knowledge: a replication study pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
287034.pdf 7.515Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar