Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família

DSpace Repository

A- A A+

Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Rafael José de Menezes pt_BR
dc.contributor.author Müller, Vânia Beatriz pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T00:57:07Z
dc.date.available 2012-10-25T00:57:07Z
dc.date.issued 2012-10-25T00:57:07Z
dc.identifier.other 290086 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93621
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo trata da configuração sociomusical da Itiberê Orquestra Família, que toca música instrumental brasileira. Procura compreender a experiência vivida por um grupo de jovens músicos, ao final da primeira década do século 21, no Rio de Janeiro, a partir de sua inserção na Orquestra. A experiência dos instrumentistas é abordada em sua adequação ao sistema particular que caracteriza este grupo social, na interface de seus agenciamentos com a exterioridade do mundo onde ele se localiza. Através da convivência etnográfica, evidenciou-se o forte envolvimento dos sujeitos com a práxis musical de seu diretor - Itiberê Zwarg, e a dimensão em que esta é alicerçada nos preceitos da música universal, cujos simbolismos, valores estético-musicais e morais têm influência direta de Hermeto Pascoal. O trabalho procura apontar o modo como os preceitos da música universal constituem o ethos do grupo e transversalizam os fatores que promovem a adesão a ele. Sua dinâmica sociomusical é constituída de valores e práticas que estruturam o habitus de uma música coletiva, coerente com o holismo na visão de mundo do diretor. O presente estudo também aponta a intrinsecabilidade estética e política, a garantir uma música coletiva como marca identitária da Orquestra e a continuidade de sua organização sistêmica. Traz em relevo as relações sociais do grupo, da perspectiva das diferenças estéticas e morais que individualmente coexistem em seu interior, dando visibilidade à dimensão política da experiência de alguns músicos, na Orquestra. pt_BR
dc.format.extent 249 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Musica instrumental pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Orquestras pt_BR
dc.subject.classification Holismo pt_BR
dc.subject.classification Individualismo pt_BR
dc.title Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Wolff, Cristina Scheibe pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
290086.pdf 9.441Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar