Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Bastos, Rafael José de Menezes |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Müller, Vânia Beatriz |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T00:57:07Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T00:57:07Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T00:57:07Z |
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dc.identifier.other |
290086 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93621 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Interdisciplinar em Ciências Humanas, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo trata da configuração sociomusical da Itiberê Orquestra Família, que toca música instrumental brasileira. Procura compreender a experiência vivida por um grupo de jovens músicos, ao final da primeira década do século 21, no Rio de Janeiro, a partir de sua inserção na Orquestra. A experiência dos instrumentistas é abordada em sua adequação ao sistema particular que caracteriza este grupo social, na interface de seus agenciamentos com a exterioridade do mundo onde ele se localiza. Através da convivência etnográfica, evidenciou-se o forte envolvimento dos sujeitos com a práxis musical de seu diretor - Itiberê Zwarg, e a dimensão em que esta é alicerçada nos preceitos da música universal, cujos simbolismos, valores estético-musicais e morais têm influência direta de Hermeto Pascoal. O trabalho procura apontar o modo como os preceitos da música universal constituem o ethos do grupo e transversalizam os fatores que promovem a adesão a ele. Sua dinâmica sociomusical é constituída de valores e práticas que estruturam o habitus de uma música coletiva, coerente com o holismo na visão de mundo do diretor. O presente estudo também aponta a intrinsecabilidade estética e política, a garantir uma música coletiva como marca identitária da Orquestra e a continuidade de sua organização sistêmica. Traz em relevo as relações sociais do grupo, da perspectiva das diferenças estéticas e morais que individualmente coexistem em seu interior, dando visibilidade à dimensão política da experiência de alguns músicos, na Orquestra. |
pt_BR |
dc.format.extent |
249 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciências Humanas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Musica instrumental |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Brasil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Orquestras |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Holismo |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Individualismo |
pt_BR |
dc.title |
Indivíduo músico, música universal: uma etnografia na Itiberê Orquestra Família |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Wolff, Cristina Scheibe |
pt_BR |
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