Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM

DSpace Repository

A- A A+

Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Vanzin, Tarcisio pt_BR
dc.contributor.author Brito, Carlos Estrela pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T23:49:43Z
dc.date.available 2012-10-24T23:49:43Z
dc.date.issued 2012-10-24T23:49:43Z
dc.identifier.other 288531 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93535
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo geral propor um modelo de Universidade Aberta para a EaD no Ensino Superior em Moçambique. Pretende-se com isso contemplar as iniciativas em curso e as dificuldades de infraestrutura da realidade local, partindo do modelo utilizado pela UFSC. A aderência desta pesquisa ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento deve-se ao fato de que esta é uma das linhas de pesquisa da área de Mídias do Conhecimento, justificando-se, assim, no âmbito da interdisdiplinaridade, cujos campos disciplinares pressupõem um eixo integrador no objeto de conhecimento. Dentre os instrumentos e métodos para dar respaldo a este trabalho, privilegiou-se a revisão bibliográfica; o diagnóstico do atual estágio de desenvolvimento da EaD em Moçambique; a estruturação da metodologia para o uso da Universidade Aberta do Brasil na formulação do modelo a ser proposto para Moçambique; a estruturação da pesquisa qualitativa para coleta de dados junto às instituições brasileiras eleitas como paradigma de análise; e a pesquisa quantitativa para a coleta de dados junto aos estudantes, por meio da aplicação dos questionários. Como resultado da pesquisa, constatou-se que os argumentos em relação ao acesso e crescimento da modalidade de ensino EaD estão contextualizados e justificados, por colocarem o emprego dessa modalidade de ensino enquanto meio de atender à população que busca acesso ao ensino superior. Por isso, o desafio é manter as IES atualizadas e em condições de uso com pessoal qualificado. É neste sentido que a discussão sobre a modalidade EaD para o público de educadores em exercício, que não possuem curso superior, como é o caso em Moçambique, deve ser conduzida, ou seja, precisa ser analisada à luz da realidade educacional e não somente nas experiências internacionais e interesses de mercado. É preciso retomar as discussões à luz da realidade educacional da universidade, da região e do Estado onde a EaD está inserida, e, num contexto maior, na realidade educacional do País. Conclui-se, assim, que não há um modelo único de EaD, mas sim parâmetros que devem ser cumpridos para dar qualidade, visibilidade e credibilidade a essa modalidade de ensino em Moçambique. As IES devem estudar qual a melhor maneira de desenvolvê-la em sua instituição, visando ao levantamento dos recursos tecnológicos e de infraestrutura física de que dispõe, revisando a proposta didático-metodológica que embasa seu referencial teórico e preparando o quadro docente e discente para este novo paradigma educacional. pt_BR
dc.format.extent 246 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino superior pt_BR
dc.subject.classification Moçambique pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Moçambique pt_BR
dc.subject.classification Universidade aberta pt_BR
dc.subject.classification Modelos pt_BR
dc.title Educação a distância (EAD) no ensino superior de Moçambique: UAM pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Fialho, Francisco Antonio Pereira pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
288531.pdf 1.177Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar