Abstract:
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A partir da análise curricular do curso de Letras-português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), das observações de algumas disciplinas direta ou indiretamente ligadas à linguística e das entrevistas feitas com graduandos que frequentaram as disciplinas observadas, foi possível construir o seguinte objeto investigado nesta tese: os processos de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa). A primeira etapa da investigação se concentrou na análise do currículo de 1998 do curso de Letras: habilitação em licenciatura em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa e Letras: habilitação em bacharelado em língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa. Feita a análise curricular, algumas disciplinas direta ou indiretamente associadas à linguística foram escolhidas para a execução da segunda fase da investigação: a observação acompanhada de registros feitos em forma de diários. As disciplinas foram observadas entre 2007 e 2008: LLV5601-Fonética e fonologia do português (1ª. fase), LLV5102-Semântica (4ª. fase), LLV5105-Análise do discurso (7ª. fase), MEN5171-Metodologia do ensino de português (7ª. fase da licenciatura) e LLV5955-Metodologia do trabalho acadêmico (7ª. fase do bacharelado). A maior parte das disciplinas foi oferecida para ambas as habilitações. A terceira fase ocorreu ao final dos semestres letivos. Foram feitas quinze entrevistas: quatorze graduandas e um graduando. O principal objetivo foi identificar e caracterizar os processos em que a linguística é circunscrita como objeto de ensino-aprendizagem no curso de Letras-português e delinear os principais efeitos desses processos na perspectiva do graduando. Para alcançá-lo, foi necessário responder as seguintes perguntas de pesquisa: quais os processos em que a linguística é circunscrita como objeto de ensino-aprendizagem no curso de Letras-português? Como tais processos se caracterizam? Quais os principais efeitos desencadeados na perspectiva do graduando, tomando como base os processos identificados como formas de (re)construção dos conhecimentos sobre a linguagem e a língua (portuguesa)? As bases teórico-metodológicas implícitas na interpretação do objeto foram: Bogdan e Biklen (1994), Burke (2003), Bronowski (1977; 1979), Derrida (1971; 1988), Jacoby (1990), Lopes da Silva e Rajagopalan (2004), Nietzsche (1872; 1873; 1874; 1878; 1881; 1881-1882), Rajagopalan (1998; 2003; 2004a; 2004b), Sacristán (2005), Tadeu da Silva (1999) e Zabalza (2004). No mínimo, há três processos de (re)construção epistemológica no curso de Letras-português, que se estabelecem nas interações em sala de aula, nas interações entre o orientador de trabalho de conclusão de curso (o TCC) e o orientando e nas interações entre o supervisor de prática de ensino do português e o supervisionado. A caracterização desses dois últimos processos foi baseada nas perspectivas das licenciadas em formação, que falaram a respeito da prática de ensino do português, e das bacharelas em formação, que tematizaram o planejamento e o desenvolvimento do TCC. Nos processos identificados, estão em construção epistemológica a linguagem, a língua e a língua portuguesa; privilegiam-se a teoria e a historicidade linguística, sobretudo no currículo. Na perspectiva do graduando, a disciplinaridade e os conflitos entre a linguística e a gramática normativa são reproduzidos. O graduando espera encontrar práticas de ensino exemplares. Porém, a constituição histórica da universidade também interfere nesses processos. |