dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Pereira, Andréa Karla |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:38:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T09:38:55Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
266066 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92517 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Ressaltando a importância e atualidade da temática Responsabilidade Social Empresarial, o presente trabalho busca analisar como os líderes empresariais de Itajaí (SC) compreendem o tema, identificando os motivos que os levam a adoção ou não de práticas socialmente responsáveis em suas respectivas organizações e a importância que os mesmos atribuem a tais ações. A abordagem teórico-metodológica privilegia, neste trabalho, uma perspectiva interpretativa, pois nos permite analisar líderes empresariais e organizações em suas representações como um fluxo de ações que constroem a realidade local, sem considerar os fenômenos econômicos como algo dado ou consolidado, reflexo de uma racionalidade abstrata. Os dados foram coletados a partir de entrevistas, com a utilização de roteiros semi-estruturados permitindo uma melhor leitura desta temática. A partir das narrativas dos entrevistados, foi possível analisar a interface entre conceito, prática e importância que as lideranças empresariais atribuem ao tema. Como conclusão, o presente trabalho identifica certa carência de conhecimento por parte das lideranças pesquisadas sobre o tema, o que torna necessário a construção de debates para os diferentes setores da econômica local, que não só promova um maior entendimento e esclarecimento do assunto, mas, que vá de encontro às necessidades do momento. Com isso, o estudo resgata a afirmativa de Ashley, Queiroz, Cardoso et al (2003) de que é de fundamental importância o desenvolvimento do conceito de responsabilidade social empresarial, através de um caminho alicerçado por visões coerentes e conscientes quanto sua verdadeira função. |
pt_BR |
dc.format.extent |
107 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia e gestão do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Responsabilidade social da empresa |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Empresarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Percepção |
pt_BR |
dc.title |
Idéias, compreensão e práticas de responsabilidade social dos líderes empresariais no município de Itajaí (SC) |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |