Validação de critérios para material didático assíncrono em educação a distância

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Validação de critérios para material didático assíncrono em educação a distância

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Rodrigues, Rosângela Schwarz pt_BR
dc.contributor.author Schons, Claudine pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:25:29Z
dc.date.available 2012-10-24T09:25:29Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 267341 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92495
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa busca aplicar uma ferramenta para testar sua funcionalidade e validade nos materiais didáticos assíncronos na EAD. Apresenta como objetivo identificar e agrupar critérios de qualidade nos materiais didáticos assíncronos. Procura também identificar os critérios de qualidade utilizados por organizações nacionais e internacionais. Como metodologia utiliza-se pesquisa bibliográfica e documental para compor a revisão de literatura e abordagem quantitativa para criação da ferramenta LVCEAD com base em 23 critérios de conteúdo, 19 critérios de linguagem e 22 critérios de estética. Apresenta também abordagem qualitativa para verificação da conformidade nos materiais didáticos assíncronos em 5 Cursos de Licenciatura, Bacharelado e Extensão na modalidade a distância, sendo 2 online de uma Instituição Européia e com acesso livre e 3 impressos de uma IFES com 342 horas de duração das disciplinas. Os resultados da aplicação indicaram que os Cursos apresentaram 70% de conformidade nos critérios de linguagem, destacando a necessidade de uma linguagem clara, pessoal, simples, dialógica e direta para elaboração de um material assíncrono estimulante. Em relação aos critérios de estética os Cursos apresentaram 70% de conformidade, ressaltando a importância de uma boa aparência nas unidades em termos de formato, tamanho das letras, tipologia, fundos e capa da unidade. E no que tange o conteúdo constatou-se que, os Cursos apresentaram mais de 60% de conformidade, identificando que os materiais devem ser elaborados de forma que estimule os alunos a desempenhar um papel ativo em sua própria aprendizagem. Portanto, conclui-se que a ferramenta LVCEAD permite ganhos de tempo e de recursos na produção e elaboração dos materiais didáticos assíncronos em EAD. pt_BR
dc.description.abstract The study seeks to apply a tool to test its functionality and validity in asynchronous teaching materials in EAD. Shows how to identify and combine the quality criteria related to asynchronous learning materials. It also seeks to identify the quality criteria used by national and international organizations. Methodology is used as bibliographic and documentary research to compose a literature review and quantitative approach for creating the tool LVCEAD based on 23 criteria of content, language of 19 criteria and 22 criteria of aesthetics. Also presents a qualitative approach to verification of compliance in asynchronous learning materials in 5 degree courses, Bachelor and Extension in the distance mode, and 2 online for a European institution, with free access and 3 IFES printed matter with a duration of 342 hours of courses . The results of the application indicated that the courses had 70% compliance of the criteria of language, highlighting the need for clear language, personal, simple, direct dialogue and to develop an asynchronous stimulating material. Regarding the criteria of aesthetics courses showed 70% of compliance, emphasizing the importance of good looks in the units in terms of format, font size, type, funds and cover the unit. And when it comes to content it was found that the courses had more than 60% of compliance, identifying that the material must be drawn up to encourage students to play an active role in their own learning. It was concluded that the tool allows LVCEAD gains of time and resources in the production and preparation of materials in asynchronous teaching materials in the Distance Education. en
dc.format.extent 205 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Qualidade (Educação) pt_BR
dc.subject.classification Material didatico pt_BR
dc.title Validação de critérios para material didático assíncrono em educação a distância pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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