Modelo de relação universidade - empresa baseada em comunidades de prática: projeto espaço interativo

DSpace Repository

A- A A+

Modelo de relação universidade - empresa baseada em comunidades de prática: projeto espaço interativo

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Abreu, Aline França de pt_BR
dc.contributor.author Costa, Eliete Oliveira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T07:38:37Z
dc.date.available 2012-10-24T07:38:37Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266528 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92303
dc.description Dissertação (mestrado) - Univesidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo tem como objetivo geral propor um Modelo de relação entre universidade e empresa baseada em comunidade de prática envolvendo pesquisadores, acadêmicos e profissionais de empresas e instituições inovadoras. A premissa que norteia o estudo é a de que a estruturação de uma comunidade de prática pode estimular a aproximação do conhecimento universitário à prática empresarial, criando condições favoráveis à inovação e rompendo as possíveis distâncias que existe entre esses dois segmentos. O marco teórico foca três temas que se considerou fundamentais para a sustentação da pesquisa: Gestão do conhecimento, gestão da inovação e comunidades de prática. Devido a sua natureza aplicada, trabalharam-se os procedimentos metodológicos da pesquisa, seguindo uma abordagem qualitativa. Desta forma esta pesquisa pode ser classificada como aplicada, qualitativa, exploratória e bibliográfica, sendo que para atender aos objetivos propostos a metodologia adotada para o desenvolvimento do modelo compreendeu 04 fases: decisória, revisão da literatura, análise diagnóstica, desenvolvimento e detalhamento do modelo. Desta forma, espera-se que o modelo apresentado venha contribuir para um estreitamento das relações entre a universidade e a empresa, onde a comunidade interessada passe a atuar como elo, promovendo a disseminação e compartilhamento do conhecimento. pt_BR
dc.format.extent 123 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Universidade e industria pt_BR
dc.subject.classification Integração universitaria pt_BR
dc.title Modelo de relação universidade - empresa baseada em comunidades de prática: projeto espaço interativo pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
266528.pdf 2.698Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar