Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da Casa São José - Florianópolis

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Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da Casa São José - Florianópolis

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Bastos, Lia Caetano pt_BR
dc.contributor.author Meneguelle, Flaviana Cristina pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T04:18:59Z
dc.date.available 2012-10-24T04:18:59Z
dc.date.issued 2012-10-24T04:18:59Z
dc.identifier.other 272345 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91959
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2008. pt_BR
dc.description.abstract A presente pesquisa tem por objetivos avaliar o desempenho dos alunos do ensino fundamental de uma Organização Não Governamental (Casa de Apoio Educacional São José no Bairro da Serrinha na cidade de Florianópolis, mantida pela Igreja Católica e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis) a partir da aplicação de jogos interativos multimídia orientados para operações matemáticas. A partir da fundamentação teórica adotada foi possível estabelecer relações entre as operações realizadas nos jogos, com conteúdos matemáticos para verificação do desempenho dos mesmos durante a realização das atividades desenvolvidas. Pode-se verificar que o desempenho com relação ao desenvolvimento das operações matemáticas foi significativo a partir da utilização dos jogos matemáticos interativos. Sendo assim, pode-se afirmar que a utilização desses instrumentos melhoram os conhecimentos sobre operações matemáticas, enquanto divisão didática do conhecimento. pt_BR
dc.description.abstract This following study has a purpose to evaluate the performance of elementary school students from a Non Governmental Organization (Casa de Apoio Educacional São José in the of Florianopolis, maintained by the Catholic Church and the City Council) from the application of oriented multimedia interactive games to mathematical operations. From the theoritical basis adopted was possible to establish relationships between operations carried out in the games with mathematical content to check their performance during the developed activities. It is possible to check that the performance in relation to the development of interactive mathematical. Therefore, it can be stated that the use of these instruments improve the understanding of math operations, while didactic division of knowledge. en
dc.format.extent xiii, 79 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Matematica - pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Desempenho nas criancas pt_BR
dc.subject.classification Jogos em educacao matematica pt_BR
dc.subject.classification Sistemas multimidia pt_BR
dc.title Verificação da aprendizagem de operações matemáticas a partir de jogos interativos multimídia: o caso dos alunos da Casa São José - Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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