Elis - Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática

DSpace Repository

A- A A+

Elis - Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática

Show full item record

Title: Elis - Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática
Author: Barros, Mariângela Estelita
Abstract: A tese intitulada "ELiS - Escrita das Línguas de Sinais: proposta teórica e verificação prática" apresenta um novo sistema de escrita das línguas de sinais, a ELiS, criada pela autora da tese. Imbricados um no outro, segundo a metodologia de Fundamentação Teórica, estão presentes neste trabalho, dois aspectos: as discussões teóricas e a experimentação prática da ELiS com um grupo de vinte e dois alunos surdos. Os desenvolvimentos teóricos resultaram na criação de novos conceitos dentro do estudo de línguas de sinais, como "visema" e "configuração de dedos", e outros foram questionados, como o de "sinal bimanual" e "simultaneidade no nível da 2a. articulação das línguas de sinais". A parte prática da pesquisa foi o Curso ELiS, um curso de 30 horas de duração. Este curso, além de propiciar a aprendizagem do sistema pelos participantes, consistiu em uma rica discussão com eles sobre a organização da ELiS. Como resultado do curso, o sistema acolheu várias de suas perspicazes sugestões e o grupo sinalizou para o prosseguimento do trabalho em várias frentes, como a produção de dicionários, elaboração de material didático para crianças, tradução de livros diversos (infantis, científicos, literários) produção autêntica dos surdos em várias áreas de seus interesses em Libras/ELiS. Ao fim deste trabalho, disponibiliza-se uma nova possibilidade de expressão: a escrita da LIBRAS e de outras línguas de sinais, através do sistema ELiS.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Linguística
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91819
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
249018.pdf 3.356Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar