Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco

DSpace Repository

A- A A+

Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco

Show full item record

Title: Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco
Author: Donato, Felipe Alberto Simas
Abstract: Este trabalho apresenta uma aplicação ilustrativa, em uma empresa brasileira do setor metal-mecânico - a Embraco, da utilização de um modelo de programação linear para o problema de planejamento agregado da produção em dois estágios sobre múltiplos períodos. O modelo de otimização cria um plano de produção viável que otimiza os lucros marginais ao escolher o melhor mix de produtos e clientes. Os resultados obtidos através da utilização do modelo são comparados com os resultados do planejamento atual, sob a ótica do desempenho operacional, ou seja, os impactos na confiabilidade de entrega de produtos, e sob ótica do desempenho financeiro, calculando-se os impactos nos lucros marginais e na geração do fluxo de caixa. Considera-se que os objetivos da aplicação de tal modelo foram atingidos e que os resultados obtidos foram positivos e possuem utilidade prática como pré-estudo de viabilidade para a implantação de tal metodologia.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91573
Date: 2008


Files in this item

Files Size Format View
255623.pdf 846.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar