Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco

Mostrar registro completo

Título: Otimização do mix de produtos e clientes em um planejamento agregado de produção: estudo de caso Embraco
Autor: Donato, Felipe Alberto Simas
Resumo: Este trabalho apresenta uma aplicação ilustrativa, em uma empresa brasileira do setor metal-mecânico - a Embraco, da utilização de um modelo de programação linear para o problema de planejamento agregado da produção em dois estágios sobre múltiplos períodos. O modelo de otimização cria um plano de produção viável que otimiza os lucros marginais ao escolher o melhor mix de produtos e clientes. Os resultados obtidos através da utilização do modelo são comparados com os resultados do planejamento atual, sob a ótica do desempenho operacional, ou seja, os impactos na confiabilidade de entrega de produtos, e sob ótica do desempenho financeiro, calculando-se os impactos nos lucros marginais e na geração do fluxo de caixa. Considera-se que os objetivos da aplicação de tal modelo foram atingidos e que os resultados obtidos foram positivos e possuem utilidade prática como pré-estudo de viabilidade para a implantação de tal metodologia.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91573
Data: 2008


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
255623.pdf 846.8Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar